Loading...

Notícia

Publicado: 25/07/2017 17:30h

Vale: laboratório é capaz de multiplicar espécies de plantas com uso da biotecnologia

Vale: laboratório é capaz de multiplicar espécies de plantas com uso da biotecnologia

Imagine um laboratório capaz de multiplicar espécies de plantas por meio da biotecnologia, trazendo inúmeros benefícios, como a conservação da biodiversidade e a propagação de plantas especiais – peças-chave para a expansão da atividade mineral. Esse lugar existe na Vale, e fica localizado no Centro de Tecnologia de Ferrosos, em Nova Lima (MG). A Biofábrica, como foi batizada, é capaz de produzir mudas em quantidade e qualidade para atendimento às demandas da Vale, além de atuar na redução de custos com produção e reintrodução de mudas, entre outros ganhos.

O projeto é uma das grandes inovações da empresa na área ambiental. Desde que foi iniciado, em 2015, mais de 100 mil mudas convencionais já foram produzidas e cerca de 340 mil mudas estão em processo de semeio e aclimatização, incluindo espécies consideradas extintas da natureza. Atualmente a Biofábrica vem trabalhando para reproduzir 70 espécies de 15 famílias botânicas da flora nativa. Duas delas, uma de bromélia e outra de cactos, já estão em área de compensação ambiental – a bromélia foi plantada próxima à Lagoa das Codornas, no município de Itabirito (MG), e o cacto está no centro de visitantes recém construído pela Vale no Parque Estadual do Rola-Moça (MG).

“A criação de iniciativas como a Biofábrica, que aprimoram ou modernizam os processos envolvidos na atividade mineral, são essenciais para a evolução da Vale, além de motivar e melhorar a qualidade de vida dos empregados em diferentes territórios onde nossa empresa atua”, afirma Ramon Braga, coordenador da Biofábrica.

Com o trabalho de pesquisa e análise realizado no local, é possível recriar as condições ideais de nutrição, temperatura e luminosidade para garantir o desenvolvimento das espécies, principalmente as raras e as ameaçadas de extinção. Uma curiosidade é que muitos equipamentos utilizados nesse ambiente foram reaproveitados de estruturas disponibilizadas pela Mina Córrego do Meio, em Sabará (MG), em função da desmobilização do Centro de Biodiversidade da Vale. O A reutilização está em linha com o caráter sustentável da Vale e com o valor ‘Cuidar do nosso planeta’.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras