Loading...

Notícia

Publicado: 13/06/2017 00:00h

Primeira infância: adultos voltam a ser criança no Parque Botânico Vale

Primeira infância: adultos voltam a ser criança no Parque Botânico Vale

Oficinas Amar É, do programa Vale Cuidar, fortalecem a importância das brincadeiras de criança para o desenvolvimento infantil

Contação de histórias, criação de brinquedos utilizando materiais simples encontrados no dia a dia e a reprodução de sons empregando elementos variados, desde instrumentos musicais a tampas de panela e colheres, por exemplo. Com base nesses recursos simples, mas que representam estímulos importantes no desenvolvimento infantil, o Parque Botânico Vale foi palco de uma grande festa neste domingo, dia 24 de julho, durante a realização das oficinas Amar É. As atividades fazem parte do Vale Cuidar, programa realizado pela Vale em parceria com a Pupa Empreendimentos Educacionais, iniciativa social que tem como objetivo contribuir para que crianças que estão na primeira infância - que compreende a faixa etária que vai do zero aos seis anos de idade - tenham acesso às melhores práticas e ferramentas educacionais no desenvolvimento de suas capacidades cognitiva, emocional e social. 

"A neurociência comprova que o vínculo afetivo é fundamental para o desenvolvimento cerebral na primeira infância. O amor é a base do desenvolvimento infantil. Além disso, precisamos entender que o brincar é uma necessidade orgânica da criança em seu processo de desenvolvimento da inteligência cognitiva, social e emocional", ressalta Mary Anne Ribeiro, presidente da Pupa Empreendimentos Educacionais.

Ao todo foram realizadas quatro oficinas temáticas simultâneas: "Tudo é brinquedo", "Leitura e contação de histórias", "Música" e "Brincar com Lego". A primeira ocorreu às 10h, seguida de outra às 11h e de uma última às 12 horas. "A proposta dessas atividades é ensinar, na prática, como adultos podem utilizar elementos simples para fortalecer o vínculo afetivo com a criança e, a partir disso, criar bases sólidas para o desenvolvimento infantil e, por consequência, da construção da inteligência", destaca Daniel Rocha Pereira, gerente de Relações com Comunidades da Vale no Espírito Santo. 

Sobre o Vale Cuidar

Realizado pela Vale em parceria com a Pupa Empreendimentos Educacionais, o programa Vale Cuidar contribui para que crianças com idades entre zero e seis anos de idade - a chamada primeira infância - tenham acesso às melhores práticas e ferramentas educacionais para o desenvolvimento das suas capacidades. Baseada na neurociência e utilizando uma metodologia lúdica, a iniciativa trabalha com pais, responsáveis e educadores com o intuito de aprimorar a qualidade da interação entre cuidador e criança para, assim, estimular a construção da inteligência.

Lançado em 2013, o Vale Cuidar desenvolve uma série de iniciativas: atividades formativas com 48 horas de duração, dividida em 3 módulos, oficinas práticas, palestras de sensibilização e workshops envolvendo a rede de proteção da criança. Desde que foi criado, o Vale Cuidar já envolveu cerca de 1.200 pessoas na temática da primeira infância em diferentes bairros da Grande Vitória, como Flexal I, Flexal II e Nova Canaã, em Cariacica; Central Carapina, no município de Serra; Praia do Canto, Jardim da Penha e Jardim Camburi, em Vitória; e Praia da Costa, em Vila Velha. A expectativa é que o programa envolva cerca de 1.000 pessoas em 2016.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras