Instituição beneficiou mais de 60 municípios de seis estados
A Fundação Vale lança em maio o Relatório de Atividades 2017, um documento que reúne os principais resultados alcançados por meio de projetos associados aos temas Saúde, Educação e Geração de Renda. Em sua trajetória de 50 anos, a instituição busca contribuir para o fortalecimento do legado que a Vale, sua mantenedora, se propõe a deixar nos territórios onde está presente. Somente no ano passado, a Fundação Vale atuou em mais de 60 municípios localizados no Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, promovendo a melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem nesses estados.
"Os resultados que o relatório apresenta são consequência de um trabalho articulado pela Fundação Vale junto a diversos parceiros com o intuito de fortalecer as iniciativas e atender as demandas especificas em cada localidade. A participação e o envolvimento das comunidades são decisivos para o sucesso de cada projeto. Temos observado que as pessoas estão cada vez mais engajadas e se apropriando das tecnologias sociais, transformando desta forma propostas em projetos sustentáveis", explica Isis Pagy, diretora-presidente da Fundação Vale.
O programa Agir está entre as iniciativas que se consolidaram nos últimos anos e que estão deixando um legado positivo para as comunidades. O programa se propõe a promover a geração de trabalho e renda nos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espirito Santo. Mais de mil empreendedores já foram beneficiados, 80 negócios sociais incubados e outros 113 negócios criados, regularizados ou formalizados.
Os projetos de promoção do livro e da leitura também ganham destaque na área de Educação, com mais de 60 mil pessoas beneficiadas desde 2012 e 31 mil livros disponibilizados em escolas e espaços de leitura estruturados pela Fundação Vale em diversos municípios.
Recursos Incentivados
Para ampliar os investimentos nos territórios, a Fundação Vale apoia a Vale e suas empresas controladas na gestão e destinação de recursos incentivados relacionados ao Fundo da Criança e do Adolescente (FIA), à Lei do Idoso, ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e à Lei do Esporte. Com esses recursos, conselhos municipais e instituições sem fins lucrativos podem promover diversas iniciativas em benefícios de idosos, crianças e adolescentes, por exemplo. Os recursos incentivados chegaram em 2017 a mais de R$ 29 milhões.
Para acessar o Relatório de Atividades 2017 da Fundação Vale, clique aqui ou acesse o vale.com.
Conheça alguns destaques da Fundação Vale no Maranhão em 2017
- AGIR EFC (MA) - Apoio à Geração e Incremento de Renda
Objetivo: prospectar negócios sociais, promover formação empreendedora e selecionar empreendimentos para incubação e/ou aceleração. Prevê ainda investimento direto (capital semente) em infraestrutura produtiva e equipamentos.
Municípios: Arari, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Pedro da Água Branca.
Resultados: Em 2017, o projeto foi concluído, computando um total de 137 empreendedores engajados. Entre os 22 negócios sociais apoiados em 2017 no Maranhão, estão o Ateliê Trilhando a Costura (artesanato), Núcleo Terra das Palmeiras, Sabores do Arapapá, Delícias de Vila Pindaré, (produção de alimentos), Costura Arari (confecção de roupas e acessórios), entre outros.
- Casa Saudável
Objetivo: melhoria das condições de vida de comunidades socioeconomicamente vulneráveis, por meio da implantação de tecnologias sociais relacionadas ao acesso a instalações sanitárias, fontes de água potável e de alimentos.
Municípios: Açailândia (Agroplanalto), Buriticupu (Vila Pindaré, Vila União/Vila Concórdia), Alto Alegre do Pindaré (Roça Grande/Tucumã), Arari (Boca do Mel) e Vitoria do Mearim (Caçoada/ Vila Nova)
Resultados: 1.440 participantes beneficiados com a criação de um banheiro seco compostável, uma cisterna para captação de água da chuva e uma horta familiar baseada na permacultura.
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Objetivo: apoiar a rede pública municipal de ensino na estruturação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a maiores de 15 anos que não concluíram a Educação Básica.
Município: São Luís
Resultados: 90 professores e 1.139 alunos do 1º e 2º segmentos. Estruturação de Salas de Acolhimento para os filhos dos matriculados na EJA em 3 escolas das comunidades Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Pedrinhas.