Loading...

Notícia

Publicado: 23/08/2017 00:00h

Feriados à vista: ainda há passagens disponíveis no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Feriados à vista: ainda há passagens disponíveis no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Ainda é possível encontrar passagens de trem para os feriados de Independência, comemorado no dia 7 de setembro, e de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, para os interessados em conhecer mais sobre as cidades localizadas no interior do Espírito Santo e de Minas Gerais, ou visitar o litoral capixaba e até a capital mineira, Belo Horizonte. 

7 de setembro 

Ainda que a disponibilidade de passagens, no geral, já esteja baixa para o feriado de setembro, para alguns dias específicos ainda se pode encontrar vagas na composição que parte da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, com destino à estação Central de Belo Horizonte. Entre os dias 6 e 11/9, por exemplo, ainda há bilhetes disponíveis na classe econômica. Já na executiva, há disponibilidade apenas para os dias 6, 8, 9 e 11/9. Já na composição que segue de Belo Horizonte rumo ao Espírito Santo, só há assentos disponíveis na classe econômica para os dias 6, 8, 9 e 11. Na classe executiva ainda há vagas para os dias 9 e 11/9. 

Governador Valadares 

Para quem pretende viajar de Cariacica para Governador Valadares, ainda há uma boa quantidade bilhetes disponíveis em ambas as classes. No dia 7/9, na classe executiva, porém, as passagens já esgotaram. Se a ideia for viajar de Governador Valadares para o litoral capixaba, há vagas na classe econômica entre os dias 6 e 11/9. Na classe executiva, no entanto, só há disponibilidade de passagens para o dia 9/9. 

Os interessados em viajar nos feriados de Independência, comemorado no dia 7 de setembro, e de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, ainda conseguem encontrar bilhetes no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). 

12 de outubro 

Para o feriado de 12 de outubro, a disponibilidade de passagens é alta para ambas as classes para quem segue com destino a Minas Gerais entre os dias 6 e 16/10. A quantidade de bilhetes também é alta para o passageiro interessado em viajar de Minas Gerais para o Espírito Santo. Somente no dia 7/10 não é mais possível encontrar assentos disponíveis na classe executiva. No dia 8/10, no trem que faz o mesmo percurso (MG X ES), a disponibilidade de passagens já é baixa. 

Compra antecipada

Para evitar qualquer transtorno na programação da viagem, a Vale recomenda a compra antecipada dos bilhetes, que pode ser feita até 60 dias antes da data programada para o passeio. Os passageiros podem adquirir os bilhetes antecipadamente nas estações e pontos de venda disponíveis ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), ou no próprio site do Trem de Passageiros (www.vale.com/tremdepassageiros).

Embarque de menores 

Pais e responsáveis devem ficar atentos sobre as regras para embarque de crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). As orientações obedecem à resolução estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recentemente e é voltada não somente às ferrovias, mas a todo o setor de transporte de passageiros do país.  

Pela regra, os usuários incluídos nessas faixas etárias só poderão embarcar mediante a apresentação de documento com foto, como Carteira de Identidade ou de Trabalho. 

As regras para embarque de crianças menores de 12 anos, por sua vez, não sofreram alterações. Nesse caso, continua sendo necessário apresentar a certidão de nascimento original, ou cópia autenticada do documento da criança no momento do embarque. Caso a criança esteja viajando desacompanhada dos pais, ou de pessoas com parentesco comprovado documentalmente, faz-se necessária, também, a apresentação de autorização judicial, além de documentos dos acompanhantes. 

Passagem parcelada 

 A Vale disponibiliza a venda parcelada de passagens de trem para os adeptos do transporte ferroviário.  A alternativa, que vale para as compras efetuadas com cartão de crédito, conta com duas opções: em até 5 vezes nas transações feitas pela internet (www.vale.com/tremdepassageiros), e em até três vezes para as aquisições de bilhetes feitas nas bilheterias, ou nos pontos de venda ao longo da ferrovia Vitória a Minas. Em ambos os casos, as parcelas mínimas deverão ser de R$ 20,00. 

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas 

Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.  

Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.  

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.  

Trem de Passageiros 

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único Trem de Passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente. 

A frota atual é composta por 56 novos carros, sendo 10 executivos e 30 econômicos, além de vagões-restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção). Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 pessoas. Já nos econômicos contam com 75 lugares. Em ambas as classes os carros são climatizados e disponibilizam tomadas elétricas aos passageiros para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.  

Mais modernos, os banheiros receberam novo layout e tecnologias voltadas a priorizar o uso sustentável dos recursos naturais, como a substituição do papel toalha por ar quente para a secagem das mãos. O sistema de descarga é a vácuo, semelhante ao utilizado na indústria da aviação, o que reduz o consumo de água. Os novos carros também são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos passageiros durante a viagem. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários.  

Os carros da classe executiva contam com sistema de som e iluminação individualizados para dar mais conforto e comodidade aos viajantes. Outro diferencial são as poltronas, mais largas. As novidades contemplam também os carros-restaurante e cadeirante. O primeiro possui 72 lugares, o que representa um acréscimo de 56% em relação às composições que operam atualmente.  

Segurança e conforto 

A composição atual conta também com um novo sistema de abertura e fechamento das portas externas, bem como as localizadas entre um carro e outro, que é automático. A travessia entre os carros também mereceu melhorias e ficou ainda mais segura e confortável. Isso porque a conexão entre os vagões passou a ser vedada por um sistema de plástico emborrachado.  

Os novos carros de passageiros apresentam ainda displays externos e internos, que exibem informações gerais sobre a viagem. Dados como destino e trajeto do trem, número dos carros, estações e paradas de embarque e de desembarque, entre outros, são algumas das orientações voltadas a facilitar ainda mais a viagem.  

Vagão Cultural 

Para ampliar as opções de lazer e entretenimento para os usuários do Trem de Passageiros, em abril de 2016 a Vale colocou em operação o Vagão Cultural, um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço dedicado à realização de atividades culturais, ambientais e relacionadas à saúde, entre outras, durante a viagem. A ideia é que o Vagão Cultural seja acoplado ao Trem de Passageiros da EFVM em ocasiões específicas e datas comemorativas e que funcione como mais um atrativo para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente.  

Iniciativas como apresentações musicais e teatrais no estilo "pocket" voltadas a valorizar a arte e a cultura e a proporcionar a interação dos passageiros que estiverem embarcados, oficinas de educação ambiental, campanhas de segurança ferroviária e ações relacionadas à saúde - como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e campanha de combate ao fumo, entre outros - são algumas das atrações que devem ganhar os trilhos da Vitória a Minas a bordo do Vagão Cultural.  

Recentemente, a empresa também disponibilizou internet wi-fi e conteúdo de entretenimento off-line gratuitos a bordo dos carros de passageiros para oferecer ainda mais conforto e diversão para as pessoas que utilizam o transporte ferroviário. Ao abrir o ambiente virtual, o usuário acessa um espaço personalizado e amigável, com filmes e shows de sua preferência, sem a necessidade de conexão, nem de instalação de softwares adicionais ou aplicativos.  

Cada passageiro tem a liberdade de acessar o conteúdo que quiser, direto do seu aparelho. Isso o possibilita de retroceder ou avançar uma mídia, sem interferir na programação dos demais. O servidor instalado tem compatibilidade com os principais sistemas operacionais como IOS, Android e Windows, encontrados em diferentes dispositivos como celulares, tablets e notebooks. Mas, em alguns pontos ao longo da ferrovia, a regularidade do serviço dependerá da disponibilidade de sinal das operadoras de telefonia móvel.  

O sistema inclui um modem de alta sensibilidade e alcance, com antena externa e filtro para falsos sinais. Como o veículo geralmente está em movimento, a troca de torres é constante, mas isso é feito de forma rápida e imperceptível, garantindo internet com qualidade de cobertura 3G e 4G ao longo do trecho. 

EFVM em números

664 km de percurso completo 
30 pontos de embarque e desembarque
42 municípios atendidos
1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)

Preço da passagem (percurso completo):
Executiva - R$ 105
Econômica - R$ 73


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras