A Vale realiza, nos dias 28 e 29 de junho, no Rio de Janeiro, o Digital Shift. Voltado para os empregados, o evento traz palestrantes do Google, Eyxo e White Rabbits para falar de experiências do mercado de digital, tendências de consumo e novas tecnologias. O objetivo é debater como as novas tecnologias afetam as formas de comunicação e podem ser utilizadas no âmbito da comunicação corporativa. O Digital Shift faz parte da nossa estratégia de participar mais ativamente do processo de transformação digital e propagar este pensamento na empresa para nossos empregados se tornem atores desse processo.
No dia 28, o Digital Shift contou com a palestras de Pedro Frigo, gerente de Marketing no Google, e de Luciana Bazanella, mestra em Comunicação e Futurista na White Rabbits. Na primeira palestra, a gerente de Mídias Digitais da Vale, Patricia Malavez, participou do debate trazendo experiências da empresa que demonstram que estamos cada vez mais sintonizados com o uso das novas possibilidades de comunicação com o público externo, como a ação com youtuber e influenciador digital Tavião. A liderança do debate realizado após a fala de Luciana Bazanella ficou a cargo da gerente de Marca e Publicidade, Érica Rabelo, que também falou sobre experiência de construção do propósito da marca na empresa.
Disruptura, conteúdo relevante e propósito
De acordo com Pedro Frigo, não existe receita pronta para uma empresa se sintonizar com as mudanças no mundo da tecnologia e fazerem uso desses avanços de forma eficiente em seus negócios. Além da experimentação, é preciso a disseminação de um pensamento disruptivo. “A empresa que arrisca mais tende a achar mais facilmente uma solução para um problema”, disse.
Outra questão levantada foi a mudança da forma de consumo de mídia trazida pela internet, que passa a ter como ponto fundamental a integração entre os canais. Ele também ressaltou que, mais do que entregar um conteúdo, para obter sucesso uma empresa precisa entregar um conteúdo relevante e que gere empatia com o usuário, mesmo que ele não seja o seu consumidor final. “Passar um posicionamento só é possível através de um bom conteúdo, que engaje o usuário e passe a mensagem da melhor maneira”, apontou.
Luciana Bazanella focou sua apresentação a Era do propósito e do significado. Ela ressaltou que cada vez mais as pessoas têm consciência do seu poder, como consumidor, para impactar a atuação de todas as indústrias. Por outro lado, as instituição vem sofrendo uma grande queda de confiança, o que se torna um desafio que demanda transformação na postura de empresas e organizações. Segundo ela, na era do propósito, sai na frente quem entende a marca como um espelho de significados e crenças na sociedade em rede. “Empresas que têm propósito e se comprometem com o impacto positivo têm performance melhor”, apontou.
Debate segue no dia 29 de junho
No dia 29 haverá uma palestra sobre o tema “SXSW ‘18: Uma viagem ao Futuro”, com Vanessa Mathias, Consultora de Inovação e Futurista também na White Rabbits e outra sobre Produção de vídeo para o Digital com Greta Paz, Diretora de Estratégias de Inovação na Eyxo.
O Digital Shift foi transmitido ao vivo para os escritórios da Vale em todo o país. Quem participou do evento no auditório do Rio de Janeiro, teve a oportunidade com experiências de realidade virtual, realidade aumentada e realidade estendida.