Loading...

Notícia

Publicado: 22/03/2021 21:19h

Suzano inaugura Unidade Cachoeiro de Itapemirim, a primeira da empresa a produzir papel higiênico Mimmo folha tripla

Suzano inaugura Unidade Cachoeiro de Itapemirim, a primeira da empresa a produzir papel higiênico Mimmo folha tripla
A nova fábrica deve alcançar a capacidade máxima de produção ainda no primeiro semestre

Em uma solenidade virtual alinhada ao cenário de pandemia, que exigiu medidas mais restritivas no Espírito Santo, a Suzano inaugurou nesta segunda-feira (22) a Unidade de Cachoeiro de Itapemirim. É a 11ª fábrica da empresa e a primeira a produzir papel higiênico de folha tripla, novidade que chegou há pouco ao mercado brasileiro de tissue (papéis suaves de alta absorção).

Estão saindo das duas linhas de produção da nova unidade os papéis das marcas Mimmo (folha tripla e folha dupla) e Max Pure (folha dupla). O Mimmo folha dupla – agora produzido também em Cachoeiro de Itapemirim – já é conhecido dos capixabas: foi apontado pela Nielsen como líder de mercado em folha dupla no varejo do Espírito Santo, com 28% de market share (fração de mercado) em 2020.

O Mimmo é um papel mais macio, mais absorvente e mais resistente, desenvolvido a partir de uma pesquisa de mercado em que foram avaliados os hábitos e expectativas dos consumidores em relação ao produto papel higiênico. A marca, presente desde 2018 nas principais redes varejistas capixabas, posiciona-se como uma alternativa que rende mais porque usa-se muito menos.

Marca Suzano – Com a inauguração da Unidade Cachoeiro de Itapemirim, o Espírito Santo ingressa no grupo de estados que produzem bens de consumo com a marca Suzano, empresa que é referência global em bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. A construção da unidade, com capacidade para produzir 30 mil toneladas/ano de papéis higiênicos (o que equivale a 15 mil fardos/dia e a 1 milhão de rolos/dia), envolveu recursos de R$ 130 milhões e é parte de um pacote de investimentos que é fruto de créditos de ICMS.

A produção da nova unidade vai abastecer os estados da região Sudeste do Brasil. A logística de abastecimento inclui o Centro de Distribuição (CD) da empresa localizado em Viana, de onde os papéis da marca Suzano (sanitários, de imprimir e escrever) são distribuídos para o Espírito Santo e outras regiões. Com área de 8 km2, o CD recebe materiais principalmente da Unidade Mucuri (BA) e de Cachoeiro de Itapemirim.

“Esta unidade é um marco na história da Suzano e da região de Cachoeiro de Itapemirim”, destaca Vander Rios, gerente industrial da nova fábrica. Ele explica que a produção foi iniciada no mês de fevereiro e o desempenho das linhas industriais segue a pleno vapor. “A capacidade máxima de produção, prevista para ser alcançada até o final de 2021, já deve se tornar realidade ainda no primeiro semestre”, antecipa Rios.

Ele atribui o bom desempenho a uma série de fatores, incluindo o nível de automatização dos equipamentos e a estratégia de seleção e treinamento de colaboradores adotada pela empresa, o que resultou em uma equipe altamente capacitada. Os selecionados passaram por treinamento no Senai de Cachoeiro de Itapemirim, em um curso sob medida para atender as necessidades da empresa, e na Unidade Mucuri, no sul da Bahia, onde a Suzano já produz papéis higiênicos, além de celulose. É de lá que vem a matéria-prima que abastece a nova unidade.

Trabalho e renda – A equipe da Unidade Cachoeiro de Itapemirim já conta com cerca de 80 profissionais, a maioria recrutada na região, em linha com os princípios da Suzano de priorizar a mão de obra local. Ao longo do ano outros profissionais serão incorporados, sempre levando em conta o compromisso da empresa de privilegiar a diversidade.

A Suzano é signatária de alguns compromissos públicos alinhados às suas metas de longo prazo e aos seus valores organizacionais e entre eles está o de ter 30% de mulheres e 30% de negros em cargos de liderança até 2025. Na seleção de profissionais para a nova unidade, a empresa já vislumbrou essa meta: entre os contratados, 34% são mulheres e 33% são negros que terão chances de ascender a cargos de liderança ao longo da carreira.

Além dos empregos próprios, a Suzano movimenta uma cadeia de negócios que representa oportunidade para empresas da região que atuam em atividades como fornecimento de alimentação, transporte, segurança, higiene e limpeza, entre outros serviços. São quatro empresas parceiras atuando diretamente em atividades de rotina, além de outras que atuam no fornecimento de transporte de insumos e materiais na região de Cachoeiro de Itapemirim.

Com a inauguração da Unidade Cachoeiro de Itapemirim, a Suzano amplia sua presença no Espírito Santo, onde já conta com uma Unidade de Produção de Celulose, em Aracruz, que opera há mais de 50 anos e também fomenta a mão de obra e a parceria com fornecedores locais. A Suzano também é acionista majoritária do Portocel, porto localizado próximo à fábrica de celulose, em Aracruz, e um dos mais eficientes do mundo na movimentação de celulose.

Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas. 

Fonte: P6 Comunicação
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras