Desde 2015, quando foi aprovada a mudança da poligonal que excluiu Portocel da área de porto organizado, o Terminal, localizado em Barra do Riacho (Aracruz/ES), seguiu adotando um conjunto de medidas para maximizar as operações e ampliar as oportunidades no mercado, posicionando-se como solução logística diferenciada. Na semana passada, a Capitania dos Portos (autoridade marítima) e a Companhia Docas do Espírito Santo – Codesa (autoridade portuária) homologaram a alteração da Norma de Tráfego e Permanência de Embarcações do Porto de Barra do Riacho (Normap 2) e uma nova Resolução 001, que contemplam as operações de Portocel.
Entre as mudanças mais significativas, a alteração da norma possibilita que Portocel passe a receber navios com até 36 metros de boca, 1 metro a mais que o limite anterior, ampliando a possibilidade de o porto operar navios de classes que até então não atendia e com isso ampliar o seu potencial de cargas.
Outro avanço importante é que o Terminal, em sua nova norma de tráfego própria – Resolução 001, passa a gerenciar as prescrições de sua área observando os aspectos relativos à segurança da navegação e sempre alinhado com a homologação das entidades responsáveis, obtendo ganhos relevantes em relação ao calado dos navios. O calado passa de 12,30 m para 12,70 m nos berços 101 e 102; e de 13 m para 13,20 no berço 103.
Por dentro das mudanças
Os quadros abaixo indicam as principais alterações.
“A homologação da nova norma de tráfego é de extrema relevância e muito contribuiu para isso a colaboração entre Portocel e entidades do setor portuário, como a Capitania dos Portos, Praticagem e Codesa, incansáveis na busca de viabilizar iniciativas que alavanquem a competitividade do nosso estado na área portuária”, diz Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações Portuárias da Portocel.
Ele destaca ainda o envolvimento dos colaboradores, que foi fundamental para preparar o porto para operar nessas novas condições, que são resultado de um conjunto de ações que Portocel vem empreendendo nos últimos anos, incluindo a qualificação das equipes e as dragagens de manutenção que contribuíram para eliminar restrições à navegação na região do Terminal.
A alteração na Normap 2 e da Resolução 001 na região de Barra do Riacho foi antecedida por vários estudos técnicos que atestam a segurança da navegação e condições operacionais adequadas. Portocel tem investido em tecnologia e em qualificação profissional, reforçando o seu posicionamento como um porto de negócios com reconhecida excelência operacional na movimentação de diversos tipos de carga. Localizado a cerca de 70 km de Vitória (ES), Portocel conta com ramal ferroviário da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), opera com cabotagem e navegação de longo curso e atende também as operações offshore do mercado de petróleo e gás, inclusive com a movimentação de peças de grandes dimensões.
Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado pela Suzano e a Cenibra, ambas da indústria de celulose e papel.