O porto, especializado na movimentação de celulose, está embarcando 6.400 toneladas de rochas.
O navio MV Hardanger atracou terça-feira (22) em Portocel, Aracruz (ES), para um embarque compartilhado de cargas. Depois de embarcar 19 mil toneladas de celulose, iniciou na noite de ontem (23) a operação de uma carga até então inédita naquele terminal: blocos de granito. Ao todo, 239 blocos que somam 6.400 toneladas compartilham espaço com a celulose na embarcação. O destino do granito é o porto de Carrara, na Itália.
Portocel é especializado na movimentação de celulose e por ele é escoada a produção de relevantes players do mercado brasileiro do setor, mas a movimentação de outros tipos de carga vem crescendo. Maurício Talarico, gerente de Operações de Portocel, enfatiza que, nos últimos cinco anos, a movimentação de carga geral cresceu 151% no terminal.
Entre as cargas movimentadas estão alumínio (importação com origem da Argentina e Canadá), fio máquina (exportação com destino ao Canadá e Estados Unidos), sulfato de sódio (importado da China), madeira em toras (exportação para a Europa) e cargas de projeto (importação de tubos de aço e borracha destinados a dragagem).
O navio MV Hardanger marca o primeiro embarque de granito em Portocel, mas a expectativa, segundo Talarico, é poder manter movimentações regulares do produto por meio de embarques compartilhados, o que permite otimizar o uso do navio e o número de atracações. Sobre Portocel – O Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel dedica-se prioritariamente à movimentação de produtos florestais (celulose e madeira). Referência mundial em excelência operacional na movimentação de celulose, tem movimentado cerca de 6 milhões de toneladas/ano do produto, sendo responsável pelo escoamento de 70% da celulose exportada pelo Brasil. Portocel é uma sociedade entre a Fibria (51%) e a Cenibra (49%) e é um dos únicos portos brasileiros integrado a diferentes modais: rodoviário, ferroviário, tuboviário e cabotagem.
Fonte: Pauta 6 Comunicação