Iniciativa envolveu mais de 90 crianças e motivou moradores de três bairros da cidade
A Suzano, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), incentivou o plantio de árvores em três praças públicas de Três Lagoas (MS). A ação integrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente e contou com a participação de mais de 90 crianças que integram três projetos sociais da cidade: Bombeiros do Amanhã, Florestinhas e Patrulha Mirim do Trânsito. As praças escolhidas para receberem as árvores foram: Praça do Oiti, no bairro Oiti; Praça dos Atletas, na Vila Piloto; e a Praça dos Bem-te-vis, no Jardim das Hortênsias. Elas foram selecionadas devido à proximidade com o local onde os projetos se reúnem.
Segundo a coordenadora de Meio Ambiente Industrial da Suzano em Mato Grosso do Sul, Maria Tereza Borges Rocha, este tipo de ação pretende despertar nas pessoas a importância de manter áreas arborizadas na cidade, além de preservar o meio ambiente. “As crianças são fundamentais nesse processo. O exemplo que passam ao plantar uma árvore e deixar a praça mais arborizada desperta o envolvimento da comunidade, que se motiva a manter e cuidar do espaço”.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a ação é realizada e o número de participantes das comunidades envolvidas aumenta a cada edição. Na Praça do Oiti, por exemplo, três moradores participaram da ação em 2017. No ano seguinte, o número saltou para nove, e em 2019, foram 26 moradores, além das 30 crianças do projeto Bombeiros do Amanhã.
“A cada ano são plantadas três árvores de espécies nativas e, para esta edição, a opção foi o Ipê, espécie muito comum no município. A quantidade é uma homenagem ao nome da cidade e também uma decisão que facilita a manutenção das plantas, incentivando a comunidade a acompanhar de perto o desenvolvimento de cada árvore”, conclui Maria Tereza.