No mês de agosto, a Samarco realizou, em Belo Horizonte, o Encontro de Fornecedores 2025. O evento reuniu cerca de 270 participantes, entre lideranças da empresa, parceiros comerciais e representantes do setor mineral, e teve como foco o fortalecimento da relação com fornecedores, pautando-se na ética, inovação e sustentabilidade.
O evento foi aberto por uma apresentação cultural da União Musical Yás Morais, reforçando a conexão entre desenvolvimento econômico, responsabilidade social e valorização das comunidades.
Para o CEO da Samarco, Rodrigo Vilela, a parceria com a rede de fornecedores tem importância estratégica para o crescimento sustentável da companhia. “Vivemos uma nova fase de reconstrução, unindo técnica, responsabilidade e compromisso para transformar desafios em oportunidades. Sabemos que não avançaremos sozinhos e contamos com nossos parceiros para construir uma mineração cada vez mais segura e sustentável”, afirmou Vilela, que, em sua apresentação, abordou os avanços nas ações de reparação.
A programação incluiu, ainda, apresentações da liderança da Samarco sobre temas-chave para a empresa. Gustavo Selayzim, diretor Financeiro, de Estratégia e de Suprimentos, apresentou o cenário econômico e os resultados do encerramento da Recuperação Judicial; Reuber Koury, diretor de Projetos, atualizou sobre o projeto para atingir 100% da capacidade produtiva até 2028; Rosane Santos, diretora de Sustentabilidade, detalhou iniciativas da área. Participaram, ainda, Cassio Amin, gerente de Compliance, que destacou as práticas de integridade corporativa; Vera Lucia, gerente-geral de Pessoas e Cultura, trazendo os avanços em direitos humanos; e Jener Pontes, gerente-geral de Suprimentos, que apresentou perspectivas para o futuro e lançou, oficialmente, o Conexões Sustentáveis.
O Conexões Sustentáveis tem como objetivo promover práticas éticas, sociais e ambientais em toda a rede de suprimentos (local, nacional e internacional), incentivando ações que reduzam impactos ambientais, fortaleçam a responsabilidade social e contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Reconhecimento
Durante o encontro, a Samarco também reconheceu 13 empresas parceiras que se destacaram no 3º Ciclo do Programa de Avaliação de Fornecedores (2024/2025). Os prêmios foram distribuídos em quatro categorias: Serviços, Materiais, Insumos e Destaque Força Local.
Confira as empresas premiadas:
Serviços G1: 1º lugar - Lopes Manutenção Industrial e Serviço Ltda.; 2º lugar - Vix Logística S.A.
Serviços G2: 1º lugar - Trimak Engenharia e Comércio S.A.; 2º lugar - Farloc Comércio e Serviços Ltda.
Serviços G3: 1º lugar - Green4t Soluções TI S.A.; 2º lugar - Accenture do Brasil Ltda.
Materiais G1: 1º lugar - Uniprest Ltda. EPP; 2º lugar - Sotreq S.A.
Materiais G2: 1º lugar - Metalbor Mangueiras e Conexões Ltda.; 2º lugar - Luft Acessórios Industriais Ltda.
Insumos: 1º lugar - SNF Holding Company; 2º lugar - Magotteaux Brasil Ltda.
Destaque Força Local: 1º lugar - Send Metrologia do Brasil Ltda.