Loading...

Notícia

Publicado: 11/12/2013 18:47h

Samarco recebe prêmio internacional com o Programa de Capacitação do Produtor Rural

Samarco recebe prêmio internacional com o Programa de Capacitação do Produtor Rural

Iniciativa de apoio ao produtor rural atende a mais de 540 famílias, promovendo aumento da produtividade das lavouras de café

O Programa de Capacitação do Produtor Rural da Samarco ganhou o 1º lugar, com título de “Excelência”, na categoria Relações com a Comunidade, na edição 2013 do prêmio HSEC (Healthy, Safety, Environment and Community Awards). A premiação é promovida pela mineradora australiana BHP Billiton, que é uma das acionistas da Samarco, e reconhece projetos nas categorias Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Relações com a Comunidade desenvolvidos em empresas de vários países do mundo, nas quais a BHP Billiton tem participação acionária. Para esta edição do prêmio foram inscritos 96 projetos, avaliados na Austrália, por uma comissão julgadora composta por acadêmicos e especialistas nos temas abordados.

A iniciativa premiada da Samarco busca capacitar produtores de café, estimulando sua permanência no campo, e atende cerca de 540 agricultores de dez municípios no Espírito Santo e em Minas Gerais, localizados na região por onde passam os minerodutos da empresa e onde a Samarco tem uma usina hidréletrica, local de grande tradição cafeeira. “O Prêmio reforça a nossa convicção de que contribuir para uma melhor qualidade de vida deve ser o nosso principal propósito nas relações com as comunidades.”, afirma Rodolpho Samorini, gerente de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco.

Apoio ao produtor rural

Por meio de parceria firmada com as Prefeituras dos municípios envolvidos, com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Caparaó Júnior, empresa constituída por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura da instituição, o projeto capacita os produtores rurais para o melhor manejo da lavoura e maior produtividade, com custos menores e mais qualidade.

Ao oferecer oportunidades de melhoria de produção, respeitando a vocação produtiva local, a Samarco estimula a agricultura familiar e a permanência dessas pessoas no campo. Isso contribui para evitar a migração para as cidades, fenômeno que causa impactos significativos na vida dessas famílias e na infraestrutura urbana.

As atividades do programa são divididas em fases ao longo de um ano. O primeiro passo é a realização de reuniões com os produtores. Nesse primeiro encontro, são ouvidos os relatos dos agricultores e repassadas informações gerais sobre o projeto. Os profissionais da empresa junior mantêm o acompanhamento dos produtores ao longo do ano e, ao fim do período, é realizada uma avaliação dos resultados. Outras atividades, como oficinas e minicursos, são realizadas de acordo com as necessidades locais. Essas ações abordam desde o manejo com poda, adubagem e calagem, até a comercialização do café.

O programa oferece, ainda, análises de solo para as lavouras e respectivas recomendações de insumos agrícolas necessárias para a melhoria da cultura.  O projeto também estimula a formação e organização de associações entre os agricultores, para a troca de experiências e compras coletivas, e realiza atividades de incentivo à diversificação das lavouras e de aproveitamento da produção, como a fabricação de doces e compotas de frutas, com o objetivo de aumentar a renda das famílias.

A iniciativa da Samarco junto aos produtores rurais vem sendo desenvolvida no Espírito Santo desde 2009, nas cidades de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Muniz Freire e Dores do Rio Preto, conquistando importantes resultados nas lavouras atendidas. Destaque para as comunidades de Cerro, em Dores do Rio Preto, e Celina, em Alegre, onde o aumento na produtividade chegou a 94,28% e 70,19%, respectivamente. Em 2013 a Samarco ampliou o Programa para mais cinco municípios em Minas Gerais, sendo eles Espera Feliz, Divino, Orizânia, Santa Margarida e Matipó.

Fonte: RP1 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras