Loading...

Notícia

Publicado: 21/11/2019 16:37h

Samarco: compromisso com o futuro

Samarco: compromisso com o futuro

A recente concessão da Licença Operacional Corretiva (LOC) representa muito mais do que a autorização para a retomada das atividades da Samarco. Ela evidencia nosso compromisso com a sociedade e com um novo modelo de atuação. Nestes quatro anos, em que a empresa está com sua operação paralisada, fizemos uma profunda avaliação e conduzimos inúmeras mudanças.

Nossas ações são guiadas pelas lições aprendidas com o rompimento da barragem de Fundão, fato que impactou a vida de milhares de pessoas e o meio ambiente, marcando para sempre a nossa história e que nunca esqueceremos. Neste cenário, seguimos em frente, assumindo nossas responsabilidades com a reparação, por meio da Fundação Renova.

A segurança é um valor para a Samarco. Investimos no aperfeiçoamento da nossa gestão de risco, contamos com um sistema integrado de monitoramento das estruturas geotécnicas, com uma equipe especializada e mais de 800 equipamentos de acompanhamento destas estruturas, que estão estáveis, de acordo com auditorias externas independentes. Acreditamos no planejamento e na disciplina, além da busca contínua por inovação e novas tecnologias, apoiando e trabalhando em conjunto com outras mineradoras, a academia e startups, investindo, por exemplo, em soluções para aproveitamento de rejeitos e diversificação da economia.

A trajetória da Samarco é marcada por desafios. A empresa surgiu, na década de 70, ao transformar um minério de baixo teor em um produto de alto valor agregado e também foi pioneira no Brasil ao utilizar um mineroduto, criando uma integração entre Minas Gerais e o Espírito Santo ao ligar os dois estados para transportar seus produtos.

Sabemos que a Samarco voltará menor, de forma gradual, com 26% da capacidade produtiva e compromissos sociais e financeiros a serem honrados. Queremos seguir em frente com características que a Samarco nunca perdeu: a dedicação de nossos empregados, a capacidade de interlocução com diversos públicos e a confiança dos acionistas.

Com essas premissas, buscamos o retorno de uma forma diferente. Reforçando nosso compromisso e respeito às pessoas e ao meio ambiente, mesmo com a Licença Operacional Corretiva aprovada no final de outubro, a Samarco somente reiniciará suas atividades após a implantação de um sistema de disposição e tratamento de rejeitos, que inclui a Cava Alegria Sul e a filtragem para o empilhamento a seco. As obras para implementar a nova planta de filtragem devem durar cerca de um ano e, nesse período, vamos preparar nossos ativos para voltar a operar.

A concessão da Licença de Operação Corretiva é resultado de um processo transparente e participativo, com a presença de cerca de 2.500 pessoas em audiências públicas, e que seguiu os ritos da legislação. Isto aponta que estamos no caminho correto para o desafio de reconquistar a confiança da sociedade. Queremos contribuir para o futuro da mineração de forma mais segura e responsável. Este é o nosso compromisso.

Rodrigo Vilela, Diretor-Presidente da Samarco


Fonte: Comunicação Samarco
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company