Loading...

Notícia

Publicado: 29/05/2018 00:00h

Presente do futuro mobiliza barra-longuenses para o desenvolvimento das potencialidades do município

Presente do futuro mobiliza barra-longuenses para o desenvolvimento das potencialidades do município
Na primeira fase do projeto, os moradores participaram de quatro semanas de capacitação e de um intercâmbio em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha


Fazer de Barra Longa uma referência em mobilização para o desenvolvimento comunitário, com base nos princípios da Carta da Terra e da Encíclica “Laudato Si”. Esse é o principal objetivo do projeto “Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável”, uma realização do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), instituição fundada pelo antropólogo Tião Rocha, que conta com o apoio da Fundação Renova.

O objetivo do projeto é, a partir de uma perspectiva temporal de futuro pelo que pode ser feito no presente, identificar e evidenciar as potencialidades de Barra Longa. Para isso, o CPCD  mobilizou quatorze moradores, jovens e adultos, para pensar futuros possíveis para a cidade. Nessa primeira fase, os moradores participaram de quatro semanas de capacitação e de um intercâmbio em Araçuaí. Desse grupo, dez foram contratados pelo projeto como Agentes Comunitários de Desenvolvimento e estão participando diariamente das atividades.

“É a oportunidade de ver o outro lado. Acredito que os conteúdos abordados vão auxiliar bastante para que possamos contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, lugar em que vivemos. É a chance de podermos enxergar as coisas de forma mais sustentável e transformadora para Barra Longa”, pontuou o jovem participante Helbert Camilo. A formação abordou temas nas áreas da educação, saúde, construção coletiva e compromisso ambiental, além de proporcionar a vivência da experiência do CPCD em Araçuaí. O intercâmbio permitiu a troca de conhecimentos, o reconhecimento e inspiração para as ações de Barra Longa.

Para Mirna Folco, da área de Engajamento da Fundação Renova, a formação possibilita, além da aprendizagem variada, o compartilhamento de experiências de vida. “Foram momentos de muita ‘mão na massa’. Ocorreram diversas intervenções, como a pintura com tinta de terra da sede da Associação de Moradores de Barra Longa e o início da instalação de ‘Quintais saudáveis’ em algumas casas. Com a intenção de estabelecer relações e provocar reflexões e transformações sobre saúde, meio ambiente, cidadania…”, disse.

Segundo Onésima Mourthé, do CPCD, o projeto pretende capacitar mais pessoas. “Esse é um dos pontos que almejamos com essa intervenção em Barra Longa: enxergar além do que vemos no primeiro momento, criar oportunidades de aprendizagem, resgatar a cultura local, identificar os pontos luminosos, promovendo o empoderamento do público envolvido”, afirmou.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras