Loading...

Notícia

Publicado: 01/09/2014 18:51h

Postura responsável

Postura responsável

Relatório da Samarco recebe reconhecimento máximo de organização nacional que avalia as emissões de gases de efeito estufa nas empresas

Pelo quinto ano consecutivo, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Samarco foi reconhecido com o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol , organização que busca estimular as empresas a elaborar esse tipo de relatório de acordo com padrões de qualidade internacional. Na Samarco, o documento é gerado anualmente, desde 2007, quantificando os  gases de efeito estufa (GEE) emitidos a partir de três escopos: (1) direta e indiretamente nos processos industriais, (2) pela compra de energia e por meio de outras emissões indiretas, como nas viagens a trabalho e (3) aquisição de bens e serviços.

Entre as principais fontes de emissão identificadas está a utilização de combustíveis como carvão mineral, gás natural, calcário calcítico, eletricidade, BPF e diesel. O objetivo é que, a partir dos dados levantados, a empresa possa acompanhar e registrar a evolução das emissões ao longo do tempo, identificar oportunidades de ganhos de eficiência operacional e redução de custos, estabelecer metas de redução de emissões de GEE e planejar estratégias para minimizar, ainda mais, o impacto no meio ambiente.

O relatório foi elaborado pela empresa de consultoria WayCarbon, com a coordenação da Gerência de Controle Ambiental. Os dados foram verificados por uma auditoria independente da Bureau Veritas, empresa contratada pela GHG Protocol.

Para a Samarco, o recebimento do Selo Ouro é mais um reconhecimento da atuação da empresa de acordo com um modelo produtivo cada vez mais eficiente e sustentável, que orienta suas atividades em busca de soluções sustentáveis: acreditando que o amanhã que queremos é o resultado do que fazemos hoje.

Fonte: Sala de Imprensa Samarco

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras