Termo foi assinado pela Fundação Renova, Câmara de Vereadores de Mariana, Sindicato Metabase, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e representantes de empresas do município mineiro, mediado pelo Ministério Público de Minas Gerais
A Fundação Renova assinou nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, um Termo de Acordo que prioriza a contratação de mão de obra e de Fornecedores de empresas de Mariana (MG) para executar as atividades de reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão. O termo foi assinado com a Câmara de Vereadores de Mariana, Sindicato Metabase, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Associação Dos Prestadores de Serviços e Locadores de Equipamentos de Mariana (Ampla) e da Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam).
O novo termo aperfeiçoa os critérios e diretrizes no processo de contratação das empresas locais de Mariana. “O acordo aprimora uma prática já existente na Fundação Renova que é privilegiar a contratação de empresas das regiões atingidas pelo rompimento. O acordo ainda prevê desenvolver ações para capacitação de mão de obra e de empreendedores e fornecedores locais”, explica a Diretora de Planejamento e Gestão da Fundação Renova, Cynthia Hobbs.
Com o novo termo, a Fundação Renova compromete-se a exigir nos editais e nos processos de concorrências e licitações a contratação de 70% de mão de obra local no município de Mariana. Atualmente, dos 180 contratos ativos para Mariana, 88 foram firmados com empresas locais, que concentram 71,2% dos R$ 358 milhões destinados a esses acordos. Foram mobilizadas mais de 2.500 pessoas em contratos com a Fundação Renova. Em 2018, foram arrecadados R$ 4,3 milhões em Imposto sobre Serviços para os cofres de Mariana.