Loading...

Notícia

Publicado: 28/08/2016 00:00h

Fundação Renova realiza primeira reunião do Conselho Curador

Fundação Renova realiza primeira reunião do Conselho Curador
O Conselho Curador da Fundação Renova realizou, no dia (11/8), sua primeira reunião. A Renova foi criada após a assinatura do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta entre a Samarco, Vale e BHP Billiton e os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ele será presidido por Wilson Nélio Brumer, administrador que, entre outras atividades, foi presidente do Conselho de Administração da Vale, Acesita, BHP Billiton, Cemig e Codemig, presidente executivo da Usiminas e secretário de estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (2003-2007). O Conselho Curador será responsável pela condução dos programas de reparação socioeconômica e socioambiental nas áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, pelo planejamento anual e plurianual, pelos orçamentos e contratações, assim como pela aprovação dos planos, programas e projetos executados.

A Fundação terá também um Conselho Consultivo, composto por representantes das comunidades impactadas, de instituições de ensino e pesquisas, além de membros indicados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), pelo Comitê Interfederativo, entre outras entidades. O Conselho Consultivo funcionará como órgão de assessoramento, opinando sobre planos, programas e propostas de solução dos danos causados pelo rompimento da barragem.

A participação de distintos setores da sociedade civil também é assegurada pelo Comitê Interfederativo, que funciona como instância externa e independente da Fundação, fazendo acompanhamento, monitoramento e fiscalização dos projetos executados. Além disso, conta com especialistas técnicos e auditorias independentes para dar transparência à sua atuação. Tem como membros representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal, dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, de municípios impactados, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e da Defensoria Pública da União.
 
Renova
A Fundação será presidida pelo biólogo e administrador Roberto S. Waack. Com extenso currículo na área de sustentabilidade, Waack mantém longo relacionamento com organizações nacionais e internacionais da sociedade civil, entre elas a WWF Brasil, Global Reporting Initiative (GRI), Forest Stewardship Council (FSC), Ethos e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Galib Chaim será o diretor de programas da Fundação. Engenheiro graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vagas (FGV), atuou na Vale entre 1979 e julho deste ano, quando encerrou suas funções na companhia no cargo de diretor executivo de projetos de capital. O Conselho de Curadores será presidido por Wilson Nélio Brumer, administrador que, entre outras atividades, foi presidente do Conselho de Administração da Vale, Acesita, BHP Billiton, Cemig e Codemig, presidente executivo da Usiminas e Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (2003-2007).

Fonte: Assessoria de Comunicação Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras