O licenciamento do projeto longo prazo para garantir a continuidade das operações da Samarco mantendo o modelo produtivo atual, sem utilização de barragens para disposição de rejeitos, foi discutido nessa segunda e terça-feira (27 e 28/03) com as comunidades de Ouro Preto e Mariana, respectivamente. Conforme previsto em legislação, as audiências foram conduzidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e tiveram como objetivo apresentar os estudos e esclarecer dúvidas das comunidades.
Mais de 800 pessoas acompanharam as reuniões, presencialmente ou transmissão virtual. Em Ouro Preto cerca de 200 pessoas participaram da audiência pública, e em Mariana, 328 pessoas.
O gerente-geral de Projetos, Eduardo Moreira, destacou a importância do diálogo com a comunidade, a trajetória da empresa e que, com o processo de licenciamento em curso, a empresa busca seguir com a retomada gradual de suas atividades, mantendo o modelo produtivo atual.
Nas audiências a Samarco compartilhou mais detalhes do projeto e pôde ouvir e responder as manifestações das comunidades. As demandas e questionamentos apresentados pelas comunidades durante as audiências serão avaliados pela empresa, que continua aberta ao diálogo e segue à disposição para outros esclarecimentos.