A terceira e última etapa do Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf vai acontecer em Regência, em outubro
O fim de semana de sol forte e altas ondas movimentou a praia de Pontal do Ipiranga (ES) na segunda etapa do Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf. De acordo com a Associação de Surf de Linhares (ASL), organizadora da competição, cerca de 5 mil pessoas passaram pelas areias de Pontal nos três dias de eventos.
A final, realizada no domingo (22), encerrou os dias de confraternização do esporte, com a presença de atletas da elite brasileira, ídolos locais e surfistas da nova geração, misturados aos turistas e moradores da região.
Rodrigo Venturini, presidente da ASL, comemorou o êxito da segunda etapa do circuito: “O evento foi um sucesso, com presença de grande público e a participação de cerca de 100 atletas em quatro categorias. Hoje, Linhares está ficando conhecida nacionalmente no surf brasileiro. Para a comunidade, também está sendo excelente.
Cecília Bonaparte, da Associação de Moradores de Pontal do Ipiranga, também aprovou a competição: “A associação gostou muito desse evento. Moro aqui há 11 anos e, se não tivesse esse campeonato no fim de semana, o movimento seria muito baixo. Os comerciantes estão animados, muitos já comentaram comigo e pediram para que sejam feitos mais eventos como esse no Pontal”.
O torneio deu espaço para atletas da casa, como foi o caso de Benito Dagostini, surfista de Linhares, campeão na categoria Regional: “O fomento é bem grande, para voltar a gerar economia no local, que foi muito afetada. Competir em casa, com a família na torcida, é bom demais. Fico feliz em ter conseguido ganhar essa etapa.”
O Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf vale 3 mil pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e também para o circuito estadual, parceria com a Federação de Surf do Espírito Santo (Fesurf). Os atletas disputam ainda a premiação total de R$ 30 mil por etapa.
E foi exatamente isso que atraiu o campeão profissional Hizunomê Bettero para a etapa de Pontal: “Esse campeonato hoje é um dos mais importantes do Brasil. Por isso, eu saí de Ubatuba (litoral norte de São Paulo) para buscar esses pontos, que são superimportantes para o circuito brasileiro. E tem a premiação financeira, que ajuda muito na participação nas próximas etapas”.
Competição faz parte de ações para retomar o turismo
O evento é organizado pela Associação de Surf de Linhares (ASL) e pela prefeitura do município, em parceria com a Fundação Renova, que, por meio do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, promove ações para fomentar a retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce, a fim de gerar renda e oportunidades para as comunidades locais.
Para a analista da Fundação Renova, Érika Carvalho, o balanço do evento foi muito positivo: “Nosso objetivo é movimentar o turismo na região da foz, ter a oportunidade de geração de renda para as comunidades locais e também a retomada da prática do surf, que aqui é muito forte. A primeira etapa já havia nos surpreendido em Povoação, e a gente tinha uma expectativa maior ainda para a segunda, por Pontal ter mais facilidade de acesso. O saldo foi superpositivo, com muita gente participando e vendas acima das expectativas no comércio. O objetivo foi alcançado”.
A terceira e última etapa do Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf vai acontecer em Regência (ES), em outubro.
Veja os resultados da etapa de Pontal do Ipiranga:
Categoria Regional
1° Benito Dagostini
2° Fabricio Fioroti
3° Marcelo Sampaio
4° Diego Alvarenga
Categoria Máster
1° Daniel Ortiz
2° Fabricio Viaggi
3° Deyvison Ferreira
4° Fabiano Rosa
Categoria Open
1° Luiz Fernando Neiva
2° Deyvison Ferreira
3° Vicente Ferreira
4° Weverson Pessoti
Categoria Profissional
1° Hizunomê Bettero
2° Alandreson Martins