Uma nova carga está sendo movimentada na Vports
O espodumênio, mineral que apresenta em sua composição química o lítio, que é de alta relevância para a indústria de baterias de celulares, notebooks e tablets, além de ser demandado na fabricação de automóveis elétricos ou híbridos.
Com volume de aproximadamente 34 mil toneladas (granel sólido), o produto foi embarcado em Capuaba, Vila Velha, no navio Spar Pyxis, tendo como destino a China.
“É um primeiro teste, projeto piloto que pode se tornar contínuo. O espodumênio é um novo produto sendo exportado pela Vports”, destaca Wagner Cantarela, gerente comercial da Multilift Logística, operadora portuária responsável pela armazenagem e estivagem da carga proveniente de Minas Gerais.
O exportador é a AMG Brasil. Com operações no país desde 1945, conta com a mina Volta Grande, localizada em Nazareno, e com uma unidade fabril em São João Del Rei, ambas em Minas Gerais.
A diretora de Planejamento e Desenvolvimento (Dirpad) da CODESA, Raquel Guimarães, considera muito promissora a realização do “teste piloto” com a nova carga, e sublinha a integração da companhia para viabilizar o projeto.
“Nossas áreas comercial e de meio ambiente participaram ativamente da captação deste projeto e das providências com órgãos anuentes, em conjunto com o operador portuário”, conclui.
SAIBA MAIS
VPorts anuncia conclusão de última faixa de calado A VPorts anunciou, no final de maio, a conclusão da última faixa de calado das manobras testes de saída de navios, entre 12,01m e 12,50m. Na primeira manobra da faixa, foi atingido o calado máximo do porto de 12,50m.
A marca, inédita, foi conquistada com o navio Star Lygra, da G2 Ocean, operado pela Multilift e agência marítima Wilhelmsen, que embarcou mais de 23 mil toneladas de concentrado mineral da Anglo Gold.
Segundo a empresa, o recorde simboliza mais um avanço importante nos oito meses de gestão privada, uma vez que permitirá que navios maiores atuem de forma segura e eficaz no embarque e desembarque de grandes quantidades de cargas.