Loading...

Notícia

Publicado: 19/08/2020 00:00h

Vestas finaliza primeiro projeto com turbinas V150-4.2MW na América Latina

Vestas finaliza primeiro projeto com turbinas V150-4.2MW na América Latina
Parque eólico no Rio Grande do Norte vai gerar mais de 1,4 GWh de energia limpa por ano

A Vestas, líder global na produção de turbinas eólicas, concluiu o primeiro projeto da América Latina a contar com a V150-4.2 MW, no parque eólico da Echoenergia, localizado no município de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.

No total, o empreendimento possui 65 unidades destas turbinas, as mais modernas e potentes já instaladas no Brasil, quebrando a barreira dos 4 MW no país. Produzidas na fábrica da Vestas, em Aquiraz, no Ceará, sob as regras do FINAME II, as V150-4.2 MW possuem as torres de aço mais altas do Brasil e pás de 73,7 metros de comprimento.

"A conclusão do primeiro projeto com V150-4.2 MW da América Latina é mais um exemplo do nosso pioneirismo no mercado eólico e reforça nossa intenção de liderar a transição para um mundo totalmente abastecido por energias sustentáveis. Além disso, mostra a nossa resiliência neste momento tão delicado, resultado da solidez de operações ao longo dos anos e do que aprendemos com nossas outras instalações ao redor do mundo. Com isso, elaboramos um planejamento que nos permitiu manter todos os compromissos com nossos clientes", afirma Eric Gomes, diretor de Vendas da Vestas no Brasil.

O pedido da Echoenergia, feito em 2018, foi o primeiro que a Vestas recebeu para este modelo. No total, os pedidos de V150-4.2 MW já recebidos irão adicionar mais de 2,6 GW à matriz energética brasileira.

"Ter as mais potentes turbinas do Brasil vai ao encontro de nossa ambição de sermos a maior e mais eficiente empresa de energia eólica do país. Estamos ansiosos para começarmos a explorar todo o seu potencial e orgulhosos por contribuirmos com o desenvolvimento do segmento de energia renovável no Brasil", salienta Edgard Corrochano, presidente da Echoenergia.

O parque eólico de 273 MW Echoenergia na Serra do Mel vai gerar mais de 1,4 GWh de energia limpa por ano, equivalente ao consumo residencial médio anual de 2,4 milhões pessoas. No mesmo período, as 65 turbinas irão contribuir para uma redução de emissões correspondente a 136 mil toneladas de CO2.

Sobre a Vestas

A Vestas é a empresa líder global em energia sustentável. A companhia projeta, fabrica, instala e mantém turbinas eólicas em todo o mundo. Com 113 GW de capacidade instalada em 81 países, a Vestas instalou mais capacidade eólica do que qualquer outro fabricante. Graças às suas habilidades Smart Data e aos mais de 96 GW de turbinas que opera e mantém em todo o mundo, a Vestas possui uma grande quantidade de dados que permite interpretar, prever e obter o máximo desempenho do recurso eólico, proporcionando as melhores soluções para o setor. Na última década, a Vestas tem sido um dos principais contribuidores para a expansão da energia eólica no Brasil. Com quase 500 colaboradores e mais de 4 GW de capacidade instalada ou em construção no país, a Vestas oferece soluções de energia sustentável para promover um planeta limpo e impulsionar um futuro mais promissor.

Convidamos você a aprender mais sobre a Vestas visitando nosso site em www.vestas.com e nos seguindo em nossos canais nas redes sociais:

www.twitter.com/vestas
www.linkedin.com/company/vestas
www.facebook.com/vestas
www.instagram.com/vestas
www.youtube.com/vestas

Sobre a Echoenergia

Fundada no início de 2017, a Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Na cidade de Serra do Mel/RN, foi iniciado o projeto Echo 3, selecionado para atender PPAs firmados pela Echoenergia no ambiente de mercado livre. Com previsão para iniciar seu suprimento de energia até o final de 2020, o complexo contará com aerogeradores de alta tecnologia e desempenho, resultando em elevado fator de capacidade nos parques.

Fonte: Burson Cohn & Wolfe
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company