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Publicado: 21/10/2019 21:03h

Oportunidades para empresários do Estado se capacitarem

Oportunidades para empresários do Estado se capacitarem

Sicoob, em parceria com a OCB/ES, abre novas turmas do programa Associado ao Negócio, em cinco municípios capixabas

Proprietário do Lab Vida, laboratório de análises clínicas situado em Muniz Freire, no Sul do Estado, Sérgio Carlos Souza não perde uma oportunidade de se capacitar. Foi assim que, no ano passado, participou do programa Associado ao Negócio e adquiriu novos conhecimentos para colocar em prática em sua empresa. E os resultados já começam a aparecer.

“Hoje em dia é preciso ter sabedoria e inteligência para conduzir o seu negócio. Por isso, não perdemos a chance de nos qualificar. Sempre que surge um curso, estamos presentes. Os frutos são colhidos depois. Tanto que nosso laboratório hoje é referência na região e já pensamos até em abrir uma nova unidade”, conta Sérgio.

O proprietário do Lab Vida é um dos mais de 2,2 mil empresários que já foram capacitados em cinco edições do Associado ao Negócio. O programa - promovido pelo Sicoob, em parceria com a OCB/ES - está agora em seu sexto ano e conta com novas turmas abertas, em cinco municípios do Estado.

Capacitação

Direcionado a associados proprietários de micro e pequenos empreendimentos, o curso proporciona atividades de capacitação que objetivam apoiá-los a mudar a realidade de seus negócios. Para isso, instrutores orientam os empreendedores sobre como melhorar a gestão de suas empresas e identificar áreas de sucesso ou fragilidade que possam ser aprimoradas, de modo que os resultados sejam convertidos em aumento da produção ou prestação de serviços.

“Faz parte da missão do Sicoob contribuir para o desenvolvimento das pessoas e regiões onde estamos presentes. Vem daí a inspiração para o programa Associado ao Negócio. Para que os micros e pequenos empresários cresçam e gerem benefícios para sua comunidade”, destaca a superintendente institucional do Sicoob Central ES, Sandra Kwak.

Etapas

Com turmas compostas por até 25 empresários, a primeira fase do programa é dividida em quatro módulos. O tema do primeiro encontro aborda “Os 10 comportamentos de sucesso do empresário”, em que os participantes recebem orientações sobre hábitos essenciais para o empreendedorismo.

No segundo e terceiro módulos, os associados aprendem sobre Gestão Financeira.

De início, há a abordagem de conceitos de finanças e dos processos de apuração dos resultados de um negócio. Na etapa seguinte, o treinamento trata do cálculo do fluxo de caixa, do diagnóstico da situação financeira e dos indicadores de eficiência da empresa.

Por fim, no último módulo, o curso será sobre “Conhecer e Dimensionar o Mercado do seu Negócio”. Nessa etapa, o participante aprende sobre o mercado consumidor, fornecedor e concorrente, os 4 Ps do marketing e as projeções de vendas.

“Ao fim do curso, os associados terão uma boa base para pôr em prática em seus negócios e garantir uma maior eficiência de gestão e administração”, afirma Sandra Kwak.

Segunda fase

A segunda fase do programa, que terá turmas em três municípios capixabas, é voltada a associados que já fizeram a capacitação. O objetivo é aperfeiçoar as competências dos participantes, por meio da abordagem de novos temas, como liderança.

Desde 2014, ano de lançamento do projeto, mais de 2.200 empresários já participaram do programa. Só em 2019 mais de 520 empreendedores foram capacitados e a expectativa é alcançar 720 empresários até dezembro.


Fonte: Vera Caser Comunicação
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