A apresentação faz parte do Ciclo de Palestras sobre Direito Societário promovido pela OAB-ES
A atuação de Fundos de Investimentos em Participações (FIP) que tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como cotista é tema de uma apresentação na Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Espírito Santo (OAB-ES) nesta quinta-feira (29), na sede da Ordem, em Vitória. A apresentação faz parte do Ciclo de Palestras sobre Direito Societário promovido pela OAB-ES.
A apresentação será conduzida pelo diretor de Negócios do Bandes, Luiz Fernando Leitão, e pelo gerente de Participações e Investimentos, Wagner Rubim Rangel. O advogado presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB-ES, Gustavo Corteletti, será o coordenador da mesa.
A atuação dos FIP em solo capixaba se dá por meio de parceria entre os fundos com o Bandes, que presta orientações no processo de prospecção de empresas e empreendedores aos recursos, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba. Atualmente, o banco é cotista de três fundos: Criatec 3, Primatec e Seed4science.
Além dos recursos disponibilizados, o maior benefício é a participação do FIP no processo decisório da empresa investida, influenciando suas decisões relacionadas ao negócio. Isso significa que o fundo tem efetiva influência na definição da política estratégica e da gestão.
O assunto faz parte do Ciclo de palestras sobre Direito Societário, área do Direito responsável por regular a formação e o funcionamento das empresas e a extinção de organizações, como a sociedade anônima (S/A), geralmente aplicada em grandes corporações, e a limitada (Ltda) mais voltada para empresas de pequeno e médio porte – esses dois modelos são os mais praticados no Brasil.
Conheça os FIPs dos quais o Bandes é cotista:
Criatec 3: destinado a empresas que desenvolvam tecnologias inovadoras com elevado potencial de evolução. A gestão da carteira do Criatec 3 está a cargo da Inseed Investimentos. Foco de atuação: Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), Biotecnologia, Agronegócio, Novos Materiais e Nanotecnologia.
Primatec: focado em pequenas e médias empresas inovadoras sediadas há menos de 2 anos em incubadoras e parques tecnológicos. A gestão da carteira do Fundo está a cargo da Antera Gestão de Recursos S.A e tem a Brain Ventures Gestão de Negócios S.A como consultor operacional. Áreas de interesse: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Sustentabilidade e Energia, Economia Criativa.
Seed4science: apoia empresas que atuam em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) e aplicação de produtos, processos e serviços de alta tecnologia e/ou significativo teor de inovação na solução de problemas relevantes em grandes mercados. A gestão do Fundo caberá à Fundepar Gestão e Consultoria de Investimentos Ltda. Áreas de foco: Biotecnologia; Nanotecnologia; Internet das coisas e materiais avançados; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial aquelas relacionadas à big data e machine learning, com verticais de aplicação em Agronegócio, Indústria, Saúde e Bem-estar e Varejo.
Serviço:
Ciclo de Palestras de Direito Societário - Fundos e Investimentos em Participações (FIPs) operados pelo Bandes
Data: quinta-feira (29/08), às 10h
Local: OAB - ES
Endereço: Rua Alberto de Oliveira Santos, Edifício Ricamar, 3º andar, Centro - Vitória (ES)
Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br