90% das obras do novo cais estão concluídas
Está marcada para o final de novembro a inauguração do novo Cais de Atalaia, localizado em Capuaba, Vila Velha. Com 90% das obras concluídas, o terminal substituirá os antigos dolfins (atracação e amarração de navios) e movimentará granéis líquidos, além de cargas gerais. Os investimentos somam R$ 180 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com o novo cais, a expectativa é movimentar mais de 10 milhões de t/ano no Porto de Vitória - atualmente, são cerca de 7 milhões de toneladas.
O presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro, e o diretor de Infraestrutura e Operações, Guilherme Magalhães, visitaram a obra de expansão na última semana de agosto, acompanhados do engenheiro do Porto de Vitória, Fernando Elias Rangel, e de engenheiros do Consórcio Concremat e Transpar, e da construtora Etermar. Para Montenegro, a ampliação de Atalaia e a construção do novo berço são fundamentais para o projeto de implantação do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), que será construído em Capuaba.
Múltiplos produtos
"Antes era um dolfim, então se tinha apenas uma possibilidade para combustíveis. Agora, com o novo cais, podemos operar múltiplos produtos, incluindo um grande terminal de distribuição de combustíveis que atenderá a todo o Espírito Santo", pontuou Montenegro para completar em seguida: "O Porto de Vitória tem hoje o maior volume de investimentos do Governo Federal. Conseguimos isso com muita briga e apoio da bancada federal capixaba".
Já o diretor Magalhães ressaltou o momento de alegria com a proximidade de conclusão da obra. "Quando olhamos para Atalaia, vemos a possibilidade de novos empreendimentos se instalarem no porto, possibilitado também pelo aprofundamento do canal de navegação com o término da dragagem. O momento é de alegria, pois o empreendimento abre boas possibilidades a curto prazo para o Porto de Vitória", sublinhou.
Cais contínuo
O novo cais terá 264m de extensão e área total de 20 mil m², sendo 12,5 mil m² de retroárea para armazenagem de carga, e abrange os berços 201, 207 e 206 (Peiu). O cais contínuo contará com 14 cabeços de amarração, 12 defensas e profundidade de 14,6 m. Segundo o engenheiro e coordenador do contrato de gerenciamento da obra, Marco Antônio Trés, falta concluir apenas parte da infraestrutura da retroárea e a ligação dos berços 201 e 207.
A obra de Atalaia reúne o Consórcio Concremat e Transpar, com a gerência da obra a cargo da construtora Etermar.
Equipe da Concremat: engenheiros Marco Antônio Trés, Dayverson Marly de Souza e Eliza Paraguassu Guarçoni.
Equipe da Etermar: engenheiros João Marcelo Temóteo e Mário Freilão (gerente de contrato de construção).