Depois da greve dos caminhoneiros realizada este ano, o mercado de caminhões retomou o crescimento, aumentando o percentual de vendas, além de ditar o ritmo do setor.
De acordo com a coluna Estradão, do Jornal Estadão, no mês de julho foram realizados 6.666 licenciamentos, uma alta de 16,3% sobre o volume de maio, com 5.732 unidades. E de 47,4% na comparação com o mesmo mês de 2017, quando o mercado absorveu 4.524 caminhões.
Outro importante dado diz respeito à venda de consórcios de veículos no primeiro semestre de 2018, ultrapassando 1 milhão de novas cotas, com um crescimento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior, em todos os segmentos, veículos leves, pesados e motocicletas.
Os números são da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) e no que diz respeito aos veículos pesados, houve um aumento de 26,4%, com a venda de 29,6 mil novas cotas. O segmento ainda teve uma alta no número de participantes ativos, 291,5 mil, uma alta de 5,6%.
De acordo com o gerente administrativo do Valor Consórcios, Vinícius Basile, a prática de consórcios contribuiu significativamente com a retomada da venda de veículos pesados.
– Mesmo diante do atual cenário brasileiro, incluindo a greve dos caminhoneiros e a expectativa quanto ao futuro político e econômico, o setor de consórcios vem apresentando números positivos. E no que diz respeito ao aumento da venda de veículos pesados, não temos dúvidas de que a área de consórcios tem exercido relevante papel, contribuindo significativamente com o aumento da venda de caminhões - diz.
O gerente administrativo do Valor Consórcios também demonstrou otimismo em relação ao segundo semestre do ano.
– Temos que ser otimistas e os números atuais nos mostram que estamos no caminho certo. O aumento da venda de veículos pesados, aliado ao aumento da venda de consórcios para este setor, revelam uma situação bastante animadora para o segundo semestre. Mesmo diante de algumas instabilidades da economia brasileira, o setor de consórcios vem demonstrando capacidade de superação dia a dia, conquistando ainda mais a confiança de seus consorciados - finaliza Vinícius.