Os municípios de Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Nova Venécia também receberão estações de carregamento. O posto já foi inaugurado na Praia de Camburi, em Vitória, e em Venda Nova do Imigrante.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inauguraram nesta terça-feira, dia 10, em Linhares, o primeiro posto do Norte do Estado que faz parte da maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo.
O ponto de recarga está instalado na avenida Rui Barbosa, ao lado da Prefeitura Municipal, no Centro da Cidade. O projeto, que faz parte de uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e contará com um total de sete postos em todo o Espírito Santo.
Além da Linhares, as cidades de São Mateus, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari também receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final de 2019. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, e em Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, já foram inaugurados e estão operando.
A unidade instalada no município permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.
“A EDP é líder em inovação e sustentabilidade, sendo a mobilidade elétrica totalmente alinhada aos valores da Companhia. Essa inciativa, que é uma tendência global, reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP, João Brito Martins.
Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.
Utilização
Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.
Referência
Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.
Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.
Confira algumas vantagens de se utilizar o carro elétrico
• O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
• O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
• O desempenho é semelhante a um carro popular;
• Não consome energia enquanto está parado;
• Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.
• O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.
EDP no Espírito Santo
A EDP está entre as empresas privadas que mais investem no Estado. Contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável e levando conforto e qualidade de vida aos capixabas, nos últimos cinco anos, a Empresa realizou investimentos que totalizaram R$ 1,3 bilhão.
Sua área de concessão compreende 70 dos 78 municípios do Estado, abrangendo mais de 90% do seu território e da sua população, e a Concessionária é responsável pela geração de cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.
O plano de investimento da EDP no Estado contempla as áreas de expansão e modernização da rede elétrica, substituições preventivas de equipamentos, combate às perdas e infraestrutura e atendimento ao cliente, fundamentais para a continuidade de um serviço de qualidade superior, além do incremento da segurança do sistema elétrico. Essa infraestrutura eleva a capacidade do Espírito Santo de atrair de novas empresas e investidores, visto que uma rede elétrica segura e confiável é um dos principais atrativos para a instalação de novas indústrias e comércios no Estado.
Consciente de sua responsabilidade socioambiental, a EDP desenvolve ações que beneficiam as comunidades, como o curso gratuito Escola dos Eletricistas, voltado para jovens que buscam uma qualificação profissional.
Por meio do Instituto EDP, a Distribuidora desenvolve iniciativas para a geração de renda, melhora da qualidade do ambiente estudantil, incentivo ao esporte e apoio à saúde. Nos últimos 10 anos, foram cerca 90 mil pessoas beneficiadas em mais de 150 ações sociais no Espírito Santo.