Loading...

Notícia

Publicado: 15/04/2025 14:52h

Jornada Científica destaca inovação e protagonismo acadêmico no avanço da sustentabilidade

Jornada Científica destaca inovação e protagonismo acadêmico no avanço da sustentabilidade

O Sustentabilidade Brasil 2025 vai reforçar o papel central da ciência na construção de soluções sustentáveis, e além de reunir pesquisadores, estudantes e especialistas de diversas regiões do país, promoverá uma jornada científica, com prêmios em dinheiro para os melhores artigos submetidos e a publicação nos anais do evento. 

A iniciativa é uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A banca de curadoria da Jornada Científica terá a coordenação do doutor em Energia, professor do departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenador do curso de Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, Alvim Borges. 

Há mais de 20 anos no meio acadêmico, ele destaca a importância de grandes eventos como o Sustentabilidade Brasil na divulgação de pesquisas para outros setores como empresas privadas e sociedade civil. 

“É muito importante que em um evento que se dispõe a discutir a sustentabilidade, a gente tenha nele uma parte que justamente mostra que por traz de toda evolução do tema, existe uma cientificidade sendo construída. Há sempre uma base de pesquisa e de projetos que foram e estão sendo feitos. É importante que apareça uma parcela do evento ligada a esse processo de pesquisa, porque é ela que fundamenta de forma científica o que tem se discutido e as conclusões e resultados voltados à sustentabilidade”, afirma Alvim.

De acordo com o professor, os primeiros passos para se discutir a sustentabilidade são questionar e encontrar a raiz do problema e entender que é uma área interdisciplinar, ou seja, há um grande impasse no avanço do assunto tendo em vista que a formação acadêmica é majoritariamente segmentada, o que confronta a multidisciplinaridade do tema.

“Espero, sobretudo, que os trabalhos demonstrem preocupações e exponham os problemas da área. Sabemos que soluções para os desafios são sempre difíceis, mas a partir do momento que existe uma consciência dos problemas que são colocados, a solução vai aparecer de forma mais fácil. E possivelmente também no aparecimento de algumas ideias.”, revela Borges ao ser questionado sobre as expectativas em relação aos trabalhos submetidos.

A diretora de Projetos do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), realizador do evento,  Mariana Klein, explica que a Jornada Científica é um dos pilares do Sustentabilidade Brasil 2025, tendo em vista que reflete o compromisso do ISB em fortalecer a ponte entre a pesquisa científica e as soluções práticas para os desafios da sustentabilidade. 

“Queremos não apenas reconhecer o trabalho inovador de pesquisadores e estudantes, mas também criar um ambiente onde essas ideias possam inspirar ações concretas e parcerias transformadoras. É uma oportunidade única de dar visibilidade ao potencial científico brasileiro e conectar diferentes setores em prol de ações sustentáveis efetivas, com oportunidade de realizá-las em rede”, afirma a diretora.

Da universidade para as ruas

Além de valorizar a produção acadêmica, a jornada tem como missão incentivar conexões com o setor produtivo, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas públicas.

A expectativa é que, a partir desse espaço de troca, novas parcerias se formem e os projetos científicos ganhem fôlego para avançar em escala.

“Esses eventos são importantes porque mostram uma troca de experiência. Um momento em que pessoas de diferentes organizações poderão ver soluções e propostas de outras organizações. Colocam soluções a disposição de todos, estas que muitas vezes são particulares ou circunscritas a algumas atribuições, mas podem ser usadas em uma gama de setores”, destaca o professor ao comentar o propósito do evento.

Olhar para o futuro

Para o professor Borges, eventos como o Sustentabilidade Brasil 2025 são estratégicos para formar novas lideranças e dar visibilidade à pesquisa nacional em sustentabilidade.

“A sustentabilidade é um tema tão vasto que com certeza todas as pessoas nas suas atividades cotidianas, estudo ou trabalho podem contribuir de alguma maneira”, disse Alvim.

A Jornada Científica do Sustentabilidade Brasil 2025 reforça a ideia de que conhecimento bem aplicado é uma das maiores forças para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos da atualidade e do futuro.

O evento vai acontecer na Praça do Papa, em Vitória (ES), dos dias 11 a 14 de junho.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company