Por meio do programa Território do Saber, empresa oferece curso gratuito, com metodologia diferenciada e todo o material didático necessário incluso.
Alinhado ao compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades vizinhas às suas operações, a Hydro realiza o Programa Educacional Território do Saber no município de Paragominas, no interior do Pará. Por meio da iniciativa, este mês, estão abertas as inscrições para mais uma edição do Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos (AJAI). O curso e o material didático são totalmente gratuitos. O programa é promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e executado pela Evoluir, empresa de serviços e produtos de educação com impacto social. A duração é de oito meses, com início em agosto de 2023 e finalização em março de 2024
“O programa é desenvolvido com objetivo de contribuir para melhoria da qualidade na educação pública da rede municipal de Paragominas, onde a Hydro tem uma importante atuação. Contribuir para mudar a realidade do analfabetismo na região é motivo de grande satisfação para nossa empresa”, avalia Milene Maués, gerente de parcerias da Hydro.
As matrículas podem ser realizadas até 04 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em escolas municipais de Paragominas, sendo obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, no período noturno, e os estudantes receberão um kit escolar contendo material didático, como bolsa, cadernos, estojo e camiseta.
Após o curso de alfabetização, todos os estudantes recebem os certificados de conclusão e são encaminhados para dar continuidade aos estudos na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede municipal de ensino. Para isso, a equipe do programa trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de acompanhamento pedagógico de todos os alunos.
Uma das beneficiadas no programa de alfabetização é a Rosilene Aleixo, de 50 anos. Aluna da turma de alfabetização de 2022, ela não teve oportunidade de estudar quando mais nova, pois precisou trabalhar muito jovem e cuidar dos irmãos. “Morar no interior é muito difícil, desde cedo você precisa ir para a roça e fazer uma escolha: estudar ou ajudar a família. Aprendi a ler e escrever por meio do programa, era um sonho que realizei e agora consigo escrever minhas próprias receitas e pretendo, futuramente, abrir meu restaurante, já que gosto muito de cozinhar. Como trabalho vendendo hortifrutis na feira, essa formação me ajudou muito, pois já consigo anotar os preços, fazer cálculos, dar troco, sem precisar da ajuda de outras pessoas”, relata.
Rosilene estudava à noite, de segunda à quinta. Acorda às 4h da manhã para ir à feira e à tarde faz a colheita das frutas e verduras que cultiva no sítio para venda e consumo próprio e ainda continua os estudos na rede pública.
Sobre o Programa
O Programa Território do Saber iniciou em 2019 para contribuir com a iniciativas que promovam a qualidade da educação de Paragominas: formações de professores, acompanhamento pedagógico às escolas, apoio à gestão da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e alfabetização de jovens, adultos e idosos.
O programa está diretamente ligado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
Em 2022, 110 pessoas concluíram o curso de alfabetização de adultos, jovens e idosos. Também foram certificados 256 profissionais da rede municipal de educação, sendo 100 nos cursos de aperfeiçoamento, 110 nas especializações e 46 no curso livre de formação de liderança e gestão da mudança. Os trabalhos realizados pelos participantes do Território do Saber foram organizados e publicados seis e-book.