O espaço tem o papel de conectar as startup às empresas e aos investidores, gerando negócios e facilitando a captação de recursos.
Para que a inovação aconteça é necessário criar todo um ambiente que facilite sua criação e compartilhamento. Pensando assim, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem investido em soluções para que empresas inovadoras capixabas possam se estruturar como negócios no mercado. Uma destas iniciativas é Hub de Inovação do Bandes, chamado Epicentro.
O Hub de Inovação do Bandes opera como espaço de fomento à inovação em diversos setores produtivos no Estado. Inaugurado em dezembro do último ano, a recente estrutura já sediou diversos eventos com o objetivo de criar novas aberturas no mercado capixaba. O gerente de Participações e Investimentos do Bandes, Wagner Rubim Rangel explica que o local faz parte da estratégia do banco de estar sempre próximo das empresas inovadoras.
“Para ampliarmos as possibilidades de desenvolvimento do ecossistema de inovação capixaba, trabalhamos para que o Bandes/Epicentro possa em breve abrigar o primeiro programa de aceleração, equity free, de startups/Fintechs no ES”, destaca Rangel.
Os hubs de inovação nasceram para serem espaços para conectar as startup às empresas e os investidores, gerando negócios e facilitando a captação de recursos, o hub pode fazer uma ponte entre as startups e especialistas e mentores de diferentes áreas, facilitando a estruturação do negócio.
A iniciativa é realizada em conjunto entre o Bandes e Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). O trabalho faz parte do termo de cooperação para a implantação e gestão do Laboratório de Inovação do Governo do Espírito Santo (Lab.ES).
Espaço de fomento à inovação
O Epicentro é composto por dois ambientes: um auditório, equipado para realização de apresentações, palestras e seminários. E, uma área constituída por estrutura móvel que se adapta à realização de diferentes treinamentos e workshops. O Hub de Inovação divide espaço com o Centro de Documentação e Memória (CDM), lugar destinado à preservação do acervo memorial do banco capixaba e consequentemente, da história econômica do Estado.
Além dos eventos externos, o espaço também é palco dos Fóruns de Inovação promovidos pelo Bandes. Os fóruns atuam como elo entre empresas de solução tecnológica que pretendem investir no mercado capixaba e startups do Estado que têm afinidade com a pauta. A iniciativa visa a promover o desenvolvimento de sturtups locais que atendam as demandas do ecossistema capixaba de inovação.
Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br