Com o objetivo de aproximar os empresários do meio acadêmico e a produção das faculdades às demandas empresariais, um novo conselho temático está sendo criado na Findes. É o Conselho Temático de Interação Universidade e Indústria, que pretende entre outros resultados aprimorar a formação de profissionais para a inovação e produtividade. A informação é do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), Paulo Lacerda, que tem trazido ao estado estudos e propostas elaboradas por grupos de trabalho da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Um dos desafios do grupo de trabalho criado pela Mobilização é propor e acompanhar propostas de modernização dos currículos dos cursos de engenharia no Brasil. “As alterações já foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), es universidades têm até 3 anos para promover essa modernização nos currículos”, informa Lacerda.
Na última reunião de conselho de representantes da Findes, ocorrida na última quinta-feira, 16/01, os executivos, diretores e o presidente da federação, Léo de Castro, aprovaram as ações do novo conselho propostas para 2020. “O próximo passo é realizar a primeira reunião do próprio conselho temático, que será formado por representantes das indústria, das instituições de ensino e por entidades de classe. Aguardamos também a confirmação do empresário que irá presidir o conselho”, informa Lacerda.
Conheça as ações do novo conselho propostas para 2020: participação empresarial na definição dos projetos pedagógicos dos cursos; disciplina com base em demandas empresariais; competições baseadas em demandas empresariais; ações de empreendedorismo industrial; acesso à infraestrutura empresarial; tempo da empresa investido em alunos; Investimento empresarial em infraestrutura universitária; apoio e participação das empresas em eventos universitários; concessão de bolsas e premiações pelas empresas, disseminação do uso da plataforma do Prêmio IEL de Estágio e concurso de TCC’s.