Portocel é o único terminal portuário brasileiro especializado na movimentação de produtos florestais. É referência em movimentação de celulose, sendo considerado um dos portos mais eficientes do mundo. Isso significa que a operação é mais rápida, qualificada e com menor índice de avaria e menor custo operacional. Daí o recorde de 37.168 toneladas embarcadas em um navio em um dia. Em 2017, alcançou a marca histórica de 100 milhões de toneladas embarcadas, outro feito inédito no mundo, resultado da cultura de alto desempenho da companhia e do comprometimento de suas equipes.
Portocel é fruto de uma parceria entre a Suzano (51%) e a Cenibra (49%), duas das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta. Está localizada em Barra do Riacho, no município de Aracruz, Espírito Santo, 70 km ao norte de Vitória. Possui uma estrutura capaz de movimentar 7,5 milhões de toneladas anualmente. Responde pela movimentação de 60% da celulose exportada pelo Brasil.
Em localização estratégica, o terminal fica a 4,3 km da Suzano (unidade Aracruz) e é ligado à Cenibra, em Belo Oriente (MG), pelo ramal ferroviário EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas), com a utilização de 113 vagões que saem diariamente da fábrica para o porto. Esse sistema logístico, portanto, reduz o uso de rodovias e o transporte por caminhões em longas distâncias e, assim, é muito mais sustentável. A celulose embarcada em Portocel abastece os mercados asiático (45%), europeu (32%) e norte-americano (23%) e é usada para a fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.
Ainda mais importante do que a ênfase nos recordes de desempenho, Portocel se caracteriza pela busca da excelência em infraestrutura portuária e atua com agilidade e de forma integrada, simplificando processos e aperfeiçoando o fluxo de informação. A companhia é fiel às suas Crenças de Gestão e atua com senso de dono, a fim de oferecer serviços diferenciados, mitigar os impactos das operações, proporcionar segurança aos trabalhadores e aplicar princípios de sustentabilidade e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
As duas empresas responsáveis por Portocel estão entre os players mais relevantes do setor. A Suzano é líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto e responde por 30% da oferta global do produto, com capacidade de produção anual de 7,5 milhões de toneladas. Possui fábricas em Aracruz (ES), Três Lagoas (MS), Jacareí (SP), Embu (SP), Limeira (SP), Suzano (SP), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA) , além de participação na Veracel, no sul da Bahia, operada por meio de uma parceria com a empresa sueco-finlandesa Stora Enso. Exporta para a Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.
A Cenibra - Celulose Nipo-Brasileira, fundada em 1973, produz 1,14 milhão de toneladas anuais de celulose branqueada em sua fábrica em Belo Oriente e exporta 95% desse total, principalmente para a Europa, Ásia e América do Norte. Em Portocel, que fica a 374 km de sua fábrica, a Cenibra conta com uma área de estocagem de 53 mil m2.
Para conhecer melhor Portocel, clique aqui e acesse o Relatório de Gestão 2018.
Terminal de navios
Três berços
Cais acostável: 700 m de cais corrido
Comprimento máximo de navios: 230 m
Porte bruto máximo das embarcações: 70.000 toneladas métricas
Boca máxima: 35 m
Calado máximo: 11,80 m de calado mais utilização de maré
Número mínimo de rebocadores para manobras: 1
Capacidade de armazenagem: 223.552 toneladas
Quatro armazéns:
Armazém 1: 13.500 m2 – 51.485 T
Armazém 2: 12.096 m2 – 45.153 T
Armazém 3: 14.352 m2 – 55.072 T
Armazém 6: 16.848 m2 – 71.842 T
Capacidade anual de embarque: 7.500.000 toneladas
Para conhecer mais detalhes técnicos e informações a respeito de outras características operacionais do terminal - fundeadouros, canal de acesso, bacia de evolução, berços etc. -, clique aqui e consulte a NORMAP II da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Resolução 052.
Foto: Sagrilo
PORTOCEL