Com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou o Programa Qualificar ES. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), Palácio Anchieta, em Vitória.
O Qualificar ES é realizado em conjunto com o Programa Estado Presente, atuando nos bairros com alta vulnerabilidade social, na redução da criminalidade. Atenderá, ainda, os cidadãos de todo o Espírito Santo, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho. A meta da Secti é ofertar 170 mil vagas até o ano de 2022.
O Governador Casagrande participou do lançamento e ressaltou a importância de o programa Qualificar ES e os mais de 170 mil pessoas que terão oportunidade de realizar um curso de qualificação nos próximos quatro anos.
“Qualificar ES, como vocês viram na apresentação, é um programa que estamos lançando e vai atingir 170 mil pessoas em quatro anos. Ter uma qualificação não significa que o emprego está garantido, porém é um caminho que permite a pessoa ter uma ocupação e poder desenvolver seu talento, sua capacidade. O curso, a qualificação é um passaporte ao emprego. Estamos apostando no desenvolvimento equilibrado e inclusivo. Quando a vaga surge, sai na frente quem tem o curso, quem está qualificado para aquela vaga. Mulheres, indígenas, comunidade LGBT, são segmentos da sociedade que necessitam de atenção e estamos com formações especializadas em cada segmento, de acordo com a necessidade. Quanto mais estabilidade financeira a mulher tem, menos suscetível a agressão ela estará”, comentou.
Casagrande também ressaltou o momento em que o país está vivendo e lamentou os cortes na educação anunciado pelo Governo Federal.
“Estamos fazendo um apelo ao Governo Federal, pois existem outras formas de economizar. Hoje é um dia difícil para todos nós, pois estamos tendo manifestações em todo o Brasil por cortes justamente na educação. Esses cortes profundos de forma abrupta vão reduzir a qualidade do ensino e paralisação no serviço. Corte na educação vai criar dificuldades para quem precisa e está vivendo nas universidades, nos institutos federais, fazendo suas pesquisas”, lamentou.
Durante o evento foram abertas as primeiras inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Ao todo, são 8.210 vagas distribuídas em 43 opções de cursos nas três modalidades.
“O programa visa ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho, através de cursos de qualificação profissional gratuitos de até 200 horas que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa. Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou a secretária da Secti, Cristina Engel.
Para o cidadão se inscrever, basta acessar o site do Qualificar ES no link
www.qualificar.es.gov.br, ter o cadastro no Acesso Cidadão e preencher corretamente o formulário de inscrição. As inscrições de todos os cursos têm início nesta quarta-feira (15) e terminam no dia 26 de maio. A seleção será por ordem de inscrição.
As 8.210 vagas estão distribuídas em:
- 4.510 vagas em 31 cursos presenciais de até 120 horas nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Aracruz.
- 3.500 vagas em 10 opções de cursos a distância (on-line) de 120 horas.
- 200 vagas em dois cursos semipresenciais de 200 horas, sendo 16 horas presenciais e 184 horas a distância.
Os cursos a distância serão realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponibilizado no site do programa e os cursistas terão acesso às vídeoaulas, apostilas para download, fóruns e muito mais. Já os cursos semipresenciais contarão com encontros presenciais já definidos no edital e aulas on-line, também por meio do AVA.
De acordo com os editais dos cursos, os requisitos são diferentes para participar em cada modalidade: nos cursos presenciais basta o interessado ser residente prioritariamente no bairro em que os cursos serão realizados e ter mais de 16 anos. Já nos cursos a distância, além da idade, o candidato tem que ter acesso à internet. Nos cursos semipresenciais o capixaba tem que ser profissional da área da educação. Para ler os editais basta acessar o site do programa.
Estiveram presentes ao evento a vice-governadora, Jacqueline Moraes; o secretário de Planejamento, Álvaro Duboc; o secretário de Justiça, Luiz Carlos Cruz; o secretário de Cultura, Fabrício Noronha; a secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo e a secretária de Comunicação, Flávia Mignone.
Ramificações do Qualificar ES
No lançamento, a Secti também divulga duas ramificações do programa: o Qualificar ES Mulher e o Qualificar ES Indígena.
O Qualificar ES Mulher acontece em consonância com o Programa Agenda Mulher do Governo do Estado e oferece cursos presenciais voltados para o público feminino que fomentem o empoderamento da mulher capixaba a incentivando ao empreendedorismo.
Os cursos são:
- Maquiagem – 25 vagas
- Design de Sobrancelhas – 25 vagas
Ambos com 120 horas e realização no bairro Piedade, em Vitória. Para participar a candidata tem que ter mais de 16 anos e residir no município.
Já o Qualificar ES Indígena acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh). O segmento vai atuar nas comunidades indígenas capixabas com cursos presenciais de fomento ao empreendedorismo.
Nesta primeira oferta estão disponíveis os cursos de:
- Segurança do Trabalho – 30 vagas
- Gestão de Projetos – 30 vagas
Os dois cursos têm 120 horas e serão realizados na Associação Indígena Tupininkim e Guarani, em Santa Cruz, Aracruz.
Parcerias do Qualificar ES
Durante o evento, a Secti assinou portarias que formalizam a parceria entre a pasta e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), além da Portaria, já assinada, entre a Secti e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
A Secti, por meio do Qualificar ES, vai oferecer cursos aos socioeducandos do Iases para que os adolescentes possam ser qualificados pelo programa para serem inseridos no mundo do trabalho.
Já a parceria com a Aderes visa a promover a qualificação profissional dos empreendedores capixabas com cursos para fomentar a economia criativa no Espírito Santo.
Na parceria com a Sejus, o foco é a qualificação dos egressos e daqueles que estão privados da liberdade para que possam ser reinseridos na sociedade de forma produtiva. A parceria já disponibilizou 160 vagas em oito cursos de 80 horas para os privados de liberdade e 200 vagas em 10 cursos de 60 horas para os egressos da Grande Vitória e de Piúma.