A nova versão das Normas para Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) foi ratificada pelo Capitão dos Portos do Espírito Santo, o Capitão de Mar e Guerra Silvio Fernando Ferreira, em 18 de outubro.
A atualização trará mais agilidade no processo de despacho para atracação e desatracação de algumas embarcações que antes dependiam de aprovação expressa de manobra especial pela Capitania dos Portos do ES.
A atualização do documento do estaleiro foi baseada nos resultados obtidos a partir de testes de manobrabilidade realizados no simulador do Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (USP), que contaram com a participação da Marinha do Brasil e da Praticagem do ES.
A principal alteração nesta nova versão das Normas é o aumento das dimensões máximas permitidas para plataformas semissubmersíveis, FPSOs, além de navios-sonda e similares. O EJA também passa a ser habilitado a receber embarcações graneleiras e gaseiras das classes VALEMAX e QMAX e navios VLCC.
O documento detalha melhor os limites operacionais, com a especificidade para cada tipo de embarcação autorizada a atracar no estaleiro. No entanto, o EJA ainda poderá receber embarcações que excedam os atuais limites operacionais, desde que a Capitania dos Portos do ES autorize em caráter de manobra especial.
As Normas para Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações estão disponíveis para consulta através da página: www.jurong.com.br/normas-e-regulamentos