Minério de ferro, soja, açúcar, petróleo estão em alta no mercado internacional, com o avanço das duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, aumentando a demanda por esses produtos.
Essa procura em alta vai ajudar o Brasil, forte exportador de commodities, enquanto o mercado interno está em recuperação muito lenta, com a pandemia sem controle no país.
Economistas já apontam um novo ‘superciclo de commodities’, uma janela de oportunidade que pode ajudar o país sair da crise.
Nos últimos 12 meses, a alta dos preços do petróleo, do minério de ferro e da soja, por exemplo, superou 100%. Todo esse ganho deverá se refletir também no valor das ações das empresas exportadoras por aqui e atrair investimentos.
TMSA
As commodities respondem por mais de 60% de tudo o que é vendido pelo país lá fora. Com a valorização do dólar frente ao real, a balança comercial tende a apresentar um saldo recorde, dizem especialistas.
— Temos tudo para ter um novo superciclo de commodities na próxima década, e o Brasil tem a chance de se beneficiar disso. Há liquidez mundial e disposição dos investidores em aplicar em empresas tradicionais, da economia real — diz Matheus Spiess, especialista em investimentos da Empiricus Research.