Desde que chegou ao município de Cariacica, há seis anos, a Simec Cariacica tem compromisso com as melhorias dos controles ambientais. O investimento na área é fundamental para a eficiência dos processos operacionais da companhia e para promover a qualidade de vida das comunidades vizinhas.
Entre as iniciativas estão: canhão de névoa, Sistema de Despoeiramento, umectação de vias, aspersores para qualidade do ar, barreiras termoacústicas e Programa Ar Limpo. A unidade conta ainda com um cinturão verde de mais de 560 mil metros quadrados.
O canhão de névoa é um equipamento que projeta uma cortina de partículas de água com a função de suprimir a poeira em suspensão. São, ao todo, duas máquinas, que ficam posicionadas em pontos estratégicos de acordo com a necessidade. Cada uma delas tem capacidade de atingir um raio de até 80 metros.
O Sistema de Despoeiramento tem a missão de filtrar os gases gerados nos processos de produção da Aciaria e recebeu nos últimos anos mais de R$ 25 milhões em investimentos. Já o Programa Ar Limpo é uma ação voltada para a fiscalização dos caminhões que fornecem sucata de aço para a Simec Cariacica e que consiste na medição do nível de monóxido de carbono emitido pelos veículos.
Já a umectação das vias internas não pavimentadas é realizada diariamente e de forma contínua por caminhões-pipa e utiliza água de reuso. A empresa reutiliza 92% da água de seus processos produtivos na umectação. Já nas vias internas pavimentadas é feita varrição mecânica.
Os aspersores são usados nos pátios de estocagem e beneficiamento de coprodutos para reduzir os efeitos do material particulado na movimentação de materiais.
Há também uma preocupação com a propagação do ruído para áreas externas. Por isso, a Simec Cariacica tem utilizado cada vez mais as telhas termoacústicas em suas instalações. O material tem sido aplicado nos galpões e existe também um muro de telhas termoacústicas em toda a lateral da avenida Espírito Santo, em Jardim América, criando uma barreira para os ruídos.
O gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Simec Cariacica, Dante Kegele, afirma que o cinturão verde mantido pela companhia também desempenha um importante papel na redução do ruído ao criar uma barreira em volta da unidade. A área é formada por espécies como eucalipto, leucena, oiti, aroeira, bambu e casuarina e recebe novos plantios constantemente.
“Entendemos que a produção de aço precisa acontecer de forma equilibrada com o meio ambiente e respeitando quem vive no entorno. Por isso, não medimos esforços para minimizar cada vez os impactos da nossa atividade. Desenvolvimento econômico e qualidade de vida precisam caminhar juntos”, ressalta Dante Kegele.