O consultor Pedro Lins aborda o poder do voluntariado, a convite do Sicoob Sul-Serrano
Está comprovado: ser voluntário faz bem para a saúde. A prática de se doar em prol de uma causa ou uma iniciativa, além de promover benefícios para a sociedade, proporciona a redução do estresse e a melhora da qualidade de vida, segundo um estudo de uma universidade inglesa.
O consultor Pedro Lins, que há 36 anos atua na área do voluntariado, acredita que essa ação pode auxiliar na transformação do local em que vivemos. Ele é o convidado do Sicoob Sul-Serrano para uma série de palestras para estudantes, associados e lideranças comunitárias de Venda Nova do Imigrante.
As palestras serão realizadas na próxima segunda-feira (9), com a abordagem do voluntariado como forma de fazer a diferença, promover a sustentabilidade e de incentivar a competitividade saudável. Cerca de 1,2 mil pessoas devem participar dos três encontros ao longo do dia.
União
Para Cleto Venturim, o trabalho voluntário permite o alcance de um propósito em comum por meio da união de várias pessoas, com foco na contribuição para a comunidade. “O voluntariado se assemelha ao cooperativismo nesse aspecto da busca por um objetivo que beneficie a todos os envolvidos”.
A iniciativa está inserida na programação do Dia de Cooperar, celebrado anualmente no primeiro domingo de julho. A data é um incentivo para a promoção de ações que visam à transformação social das localidades em que o cooperativismo é uma realidade. “Não somente no Dia C, mas durante todo o ano, a cooperativa concretiza seu papel de transformação social por meio de ações que estimulam a construção de uma rede solidária, como é o caso do voluntariado”, afirma Venturim.
O consultor Pedro Lins é referência em projetos com foco na sustentabilidade e responsabilidade social de diversas organizações do Brasil e dos Estados Unidos.
Sobre o Sicoob
O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.
Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 256 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.