Executivo da ArcelorMittal comandará colegiado no biênio 2019-2021. CEO da Usiminas, Sérgio Leite é o vice-presidente do Conselho.
Jorge Luiz Oliveira, vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul e Sergio Leite, CEO da Usiminas, tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) nesta quarta-feira (24), na sede da associação, em São Paulo. Eles serão responsáveis por liderar o colegiado no biênio 2019-2021.
Presidente do Conselho biênio 2017-2019, Sérgio Neves Monteiro foi o primeiro a falar na cerimônia. O professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) agradeceu e citou nominalmente todos os colaboradores da associação pelo suporte dado a ele na condução dos trabalhos a frente do Conselho de Administração, relembrou sua trajetória como associado e declarou sua admiração pela entidade. “Hoje pra mim a ABM é uma paixão”, disse Neves.
Já Jorge Luiz destacou em seu discurso de posse a superação da ABM nos últimos quatro anos, que a entidade chegou a enfrentar problemas financeiros que colocaram em risco a sua existência, e o papel de promover o conhecimento nas áreas que atua.
“A ABM é a academia da indústria nas áreas da metalurgia, mineração e materiais. É preciso que as empresas tomem cada vez mais conhecimento do papel fundamental que a associação desempenha’, declarou.
O novo presidente do Conselho também disse que é preciso cada vez mais que a ABM colabore com a transformação digital que as empresas estão passando.
A cerimônia de posse contou com a presença de presidentes de entidades do setor, como Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto do Aço Brasil, Francisco Leal, diretor geral da Alacero e Carlos Jorge Loureiro, do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço. Também estiveram presentes os ex-presidentes da ABM Fernando Rizzo, Paulo Villares Musetti e Kharlheinz Pohlmann, membros do Conselho, associados, colaboradores e convidados.
Sobre a ABM
A ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração é uma associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é congregar pessoas físicas e jurídicas visando ações coletivas que promovam o desenvolvimento das pessoas, a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão nas suas áreas de atuação. Desde que foi fundada, em 1944, desenvolve inúmeras ações para assegurar e fortalecer a competitividade das empresas, fomentando a difusão do conhecimento técnico-científico. Visando, principalmente, a qualificação dos recursos humanos como fator preponderante para que as organizações possam implementar inovações, a ABM disponibiliza um amplo acervo documental e editorial, um calendário anual de eventos (congressos, seminários, simpósios e workshops), premiações e cursos de capacitação. Essas atividades geram centenas de contribuições técnicas, além de promover o intercâmbio de informações e o inter-relacionamento dos profissionais da indústria, professores, pesquisadores e estudantes. Seu corpo associativo é composto por empresas, instituições, universidade e pessoas físicas ligadas aos setores de metalurgia, materiais e mineração.