A próxima etapa, a ser disputada entre 24 e 28 de abril, reunirá 32 atletas de cinco Estados: São Paulo, Santa Catarina, Ceará e Goiás, além do Espírito Santo. Os esportistas vão concorrer em quatro categorias (Simples Masculino, Simples Feminino, Júnior e Duplas).
“Em 2017, tivemos participação de três Estados; em 2018 foram quatro e agora subiu para cinco. Além do crescimento no número de atletas a cada etapa, também temos registrado aumento na qualidade técnica dos esportistas”, comenta o coordenador de Projetos da Aest, Henrique Dias.
Segundo ele, outro objetivo do projeto que tem sido alcançado está na revelação de novos talentos. “É o caso, por exemplo, do jovem Breno Sales, de 17 anos, da equipe da Aest. Ele, que tem disputado o Campeonato desde os primeiros jogos, foi convocado para a Seleção Brasileira, onde participará do Mundial na categoria Júnior, em Israel, no mês de maio”, afirma.
A competição desse mês premiará os primeiro e segundo colocados de cada categoria com medalhas. Já os clubes que ficarem nos três primeiros lugares, na somatória de pontos, levarão troféus para casa. Na etapa de 2018, a Aest sagrou-se a grande vencedora. A próxima etapa do Campeonato está programada para o ano que vem, em data a ser definida.
Realizado com os objetivos de revelar e preparar atletas dentro do ciclo paraolímpico, além de promover a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com limitações físicas, o Campeonato Brasileiro Interclubes compõe a política de formação de atletas do CBC e é realizado em parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A escolha da Aest para sediar a competição se deu a partir da aprovação do Projeto ‘Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis em Cadeira de Rodas Aest’, firmado com o CBC através do Edital de Chamamento de Projetos n°07/2017, contendo as diretrizes básicas para apresentação de Projetos, considerando o disposto na Lei 9.615/1998, atualizada em dezembro para Lei 13.756/2018.