Como os profissionais estão se preparando para as mudanças tecnológicas dentro e fora da sala de aula? Neste 28 de abril, Dia da Educação, fomos buscar essas respostas com professores e instrutores do Sesi e Senai. O que encontramos foi um momento de aprendizado: uma série de treinamentos estão sendo realizados para que as equipes pedagógicas estejam alinhadas com as inovações adaptadas para os novos tempos da educação.
No Senai, serão mais de oito novas tecnologias de aprendizado a serem implantadas nas redes. Dentre as ações, estão aplicativos para o compartilhamento de experiências além da sala de aula, realidade aumentada e até uma biblioteca virtual. A ideia é colocar o aluno como gestor do próprio conhecimento, dando a liberdade de estudar onde ele estiver.
No Sesi, os professores estão indo para Blumenau realizar uma formação para a aplicação de espaços para a Educação Maker, um novo conceito em que alunos “colocam a mão na massa” e protagonizam seu próprio aprendizado com as ferramentas que eles têm disponíveis no ambiente.
“Hoje o ensino híbrido é uma realidade e no Senai não é diferente. A implantação das ferramentas, como a Sala de Aula Invertida e o Design Thinking, deixam as aulas mais motivadoras, faz a absorção do conhecimento pelos alunos ficar mais palpável e notória”, explica Fábio Campos, instrutor do Senai Civit. Os recursos têm como objetivo utilizar as tecnologias educacionais como ferramentas de aprendizagem nos mais diversos cursos ofertados. Desde o ano passado, foram criados grupos de trabalho dentro das próprias unidades para que os colaboradores possam multiplicar o conhecimento sobre cada tecnologia para os demais instrutores. Fábio também faz parte da equipe de multiplicadores. “Estamos quebrando barreiras, fiquei muito feliz em fazer parte da multiplicação desse conhecimento com outros professores”, ele conta.
“As tecnologias educacionais que estão sendo implementadas visam ampliar as aprendizagens dos alunos, tornar as aulas mais atrativas e adequar o ensino profissional às mudanças que ocorrem na produção industrial, inclusive na Indústria 4.0. Queremos atender demandas dos diversos setores industriais e contribuir para a competitividade da indústria por meio da educação profissional”, explica Zilka Teixeira, gerente de Educação Profissional do Senai-ES.
Conheça algumas das inovações tecnológicas:
Senai APP: O aplicativo possibilita a troca de informações e experiências com os alunos da turma e os instrutores ou vice-versa, complementando o esforço de aprendizagem na educação presencial de forma a enriquecer e contribuir no processo de formação profissional. Oferece também novas situações e objetos de aprendizagem que foram elaborados para privilegiar as oportunidades de desenvolvimento do conhecimento técnico enquanto o aluno do Senai se movimenta dentro e fora da sala de aula.
Senai Realidade Aumentada: É um aplicativo que permite ao aluno interagir com as figuras existentes nos livros didáticos, enriquecendo o ensino além de proporcionar uma visão diferenciada do equipamento estudado, aumentando o grau de retenção de conhecimento.
Plataforma Senai Mundo Docente: Plataforma digital concebida para apoiar os instrutores do Senai no planejamento e desenvolvimento de suas aulas, de maneira contextualizada com os Desenhos Curriculares Nacionais e alinhadas aos pressupostos da Metodologia de Educação Profissional.
Sala de Aula Invertida: A concepção dessa ferramenta é proporcionar aulas menos expositivas e promover o engajamento dos alunos, em oposição ao tradicional modelo do aluno passivo diante do instrutor. Nesse processo o instrutor passa a ser realmente um mediador do conhecimento.
Estante Virtual: Plataforma digital onde os alunos e instrutores podem acessar os livros didáticos utilizados nos cursos profissionalizantes.
Jogos Virtuais Educacionais: Aplicativos oferecem jogos de perguntas e respostas como forma de interagir e fixar os conhecimentos estudados;
Robótica Educacional: Encoraja alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências no desenvolvimento do raciocínio lógico e programação aplicada à realidade industrial. Utilizando uma estrutura apoiada nas etapas de Conexão, Construção, Analise e Continuidade.
Simuladores: Oferecem uma experiência prática muito próxima da realidade, possibilitando o aprimoramento das técnicas básicas com maior repetição e sem acidentes, antes de finalizar o treinamento nos processos reais. Além de fornecer uma análise minuciosa do processo executado.
Formação para os professores: Educação Maker, Sala de Aula Invertida, Educação 4.0 aliadas à Indústria 4.0 e Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (BNCC).
Programa de Integração: programa voltado para os novos professores do Sesi-ES
Formação Continuada de Professores: análise de resultados, competências e habilidades, leitura e escrita em Matemática e L. Portuguesa; construção de itens, sala de aula invertida, novas metodologias de ensino para implantação da reforma do Ensino Médio.