A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hilda Scarpino, do bairro Porto Novo, em Cariacica, foi a grande vencedora da edição nacional do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (PAMMA), na categoria Cientista Mirim II, que inclui estudantes do 4ª e do 5º ano do Ensino Fundamental. Em 2017, a premiação trouxe como tema central o “Meio Ambiente e Ciência: a energia na minha cidade”, estimulando o desenvolvimento de projetos em escolas da rede municipal de bairros do entorno das unidades da ArcelorMittal em todo o Brasil.
O projeto capixaba vencedor foi intitulado “Biodigestor: Reaproveitamento que gera Sustentabilidade no Ambiente Escolar”, desenvolvido pelos alunos do 5º ano da EMEF Hilda Scarpino. O trabalho consistiu na confecção de um biodigestor para processar restos alimentares da merenda escolar, gerando energia (biogás) a partir do produto. Na construção do biodigestor, foram utilizados materiais como galão de água, garrafa pet, mangueira, canos, entre outros.
Os alunos participaram de todas as etapas do projeto, que incluíram ainda rodas de discussões, pesquisas e apresentação de vídeos relacionados ao tema, elaboração de croqui, coleta de materiais para a elaboração do biodigestor, coleta de materiais orgânicos e debates sobre a importância, a viabilidade e a experiência vivenciada.
Além de colaborar com a redução e o reaproveitamento dos materiais orgânicos produzidos no ambiente escolar, o projeto estimulou novas práticas pedagógicas e despertou mudanças de hábitos nos estudantes e na comunidade escolar, que reavaliaram a importância de separar, reciclar e reutilizar os produtos, evitando prejuízos ambientais.
“A aceitação do projeto foi muito grande tanto dos alunos quanto da equipe escolar, que se mostraram interessados e mais motivados durante o seu desenvolvimento. Também notamos menos sobras da merenda escolar, com a conscientização maior dos alunos quanto a importância de não haver desperdícios”, destacou a pedagoga da EMEF Hilda Scarpino, Claudionara Pompermayer Faria.
Agora, os representantes da instituição de ensino participarão da cerimônia de premiação do PAMMA, que está prevista para o mês de novembro, com promoção da ArcelorMittal Cariacica. Cada aluno receberá uma medalha e a turma um kit de ciências para uso coletivo. A escola será premiada com um troféu e faixa de reconhecimento e os professores envolvidos ganharão um prêmio em dinheiro.
Sobre o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (PAMMA)
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente incentiva a realização de projetos colaborativos e multidisciplinares nas escolas da rede pública municipal localizadas no entorno das unidades da ArcelorMittal, a partir de um tema definido a cada ano. São duas categorias: Cientista Mirim - subdividida em Cientista Mirim I (1º ao 3º ano) e Cientista Mirim II (4º e 5º anos); Cientista Jovem - subdividida em Cientista Jovem I (6º e 7º anos) e Cientista Jovem II (8º e 9º anos).
O objetivo é promover a conscientização ambiental dos estudantes, de forma a contribuir para a valorização e preservação do meio ambiente. Os vencedores da etapa local da premiação concorrem na etapa nacional. Para a escolha dos vencedores são avaliados critérios como adequação ao tema, criatividade, resultados, clareza na apresentação e futuro do projeto.
A premiação conta ainda com a capacitação dos professores para a condução dos projetos em sala de aula, utilizando uma plataforma online com materiais de referências e suporte para dúvidas e o material didático oferecido pela ArcelorMittal.