Loading...

Notícia

Publicado: 25/11/2021 15:15h

Vale e XCMG Machinery assinam Memorando de Entendimento para potencial fornecimento de equipamentos, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos

Vale e XCMG Machinery assinam Memorando de Entendimento para potencial fornecimento de equipamentos, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos
Dois caminhões fora de estrada elétricos movidos a bateria serão entregues para testes já no primeiro semestre de 2022

A Vale informa que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a XCMG Construction Machinery Limited (XCMG Machinery), uma subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group Co., Ltd. (XCMG) – maior fabricante de máquinas da China – para o potencial fornecimento de equipamentos de mineração e infraestrutura, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos. De acordo com o MoU, protótipos de equipamento, incluindo dois caminhões fora de estrada elétricos de emissão zero, movidos a bateria e com 72t de capacidade, serão testados nas operações da Vale em Minas Gerais e na Indonésia a partir do primeiro semestre de 2022. Outro caminhão elétrico de emissão zero com capacidade de 240t também será testado em data a definir.

A assinatura ocorreu na terça-feira, 26 de outubro, em Nanjing, durante as comemorações dos 25 anos da relação de irmandade entre o estado brasileiro de Minas Gerais e a província chinesa de Jiangsu.

O MoU foi assinado pelo Sr. Antonio Cardoso, Head de Compras da Vale na China e pelo Sr. Sam Shang, Diretor Geral Adjunto da Xuzhou Construction Machinery Group Import and Export Co., Ltd, na presença do Sr. Gilberto Fonseca Guimarães de Moura, Cônsul-Geral do Brasil em Xangai, Sr. Hui Jianlin, Vice-Governador da Província de Jiangsu, Sra. Tracy Xie, Presidente da Vale na China, e Sr. Hansen Liu, Vice-Presidente da XCMG Machinery.
Após a cerimônia de assinatura, o Sr. Alexandre Pereira, Vice-Presidente Executivo para de Soluções Globais de Negócios da Vale, destacou a busca da Vale e da XCMG para ampliar o uso de veículos movidos a bateria elétrica, o que levou as empresas a incluírem no MoU a intenção de fornecer esses equipamentos.

“Essa iniciativa está alinhada à meta da Vale de reduzir suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050 e reforça nossa ambição de sermos líderes na mineração de baixo carbono. Também vemos esta parceria com a XCMG Machinery como mais um passo importante no aprofundamento da nossa relação e parceria de longo prazo com a China, que remonta a 1973, quando enviamos nosso primeiro embarque de minério de ferro para a China”, disse Pereira.
Marcello Spinelli, Vice-Presidente Executivo de Ferrosos da Vale acrescentou que “este é mais um exemplo de nossos esforços nesse sentido, receberemos até 2022 as primeiras unidades de um caminhão a bateria de 72t a serem testados em nossas operações. Pretendemos continuar a desenvolver soluções de emissões zero com parceiros globais, como a XCMG”.

“É um grande prazer estabelecer uma parceria mais profunda com a Vale. A XCMG está comprometida em atender clientes globais, fornecendo soluções de construção e mineração que economizam energia. Aumentaremos o investimento em P&D em tecnologias de emissão zero para ajudar os clientes a atingir a meta de mineração verde. Acreditamos que o MoU assinado com a Vale impulsionará nossa cadeia de valor para promover a proteção ambiental”, disse o Sr. Hansen Liu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras