Loading...

Notícia

Publicado: 13/06/2017 00:00h

Vale é parceira de instituto que revelou Rafaela Silva, medalhista olímpica

Vale é parceira de instituto que revelou Rafaela Silva, medalhista olímpica

Rafaela Silva, que conquistou o tão sonhado ouro olímpico, foi revelada pelo Instituto Reação, instituição parceira da Vale e da Fundação Vale

A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Rio 2016 veio do judô. Rafaela Silva, carioca de 24 anos que conquistou o tão sonhado ouro olímpico, foi revelada pelo Instituto Reação, instituição parceira da Vale e da Fundação Vale. Com a ajuda do Reação, Rafaela se tornou uma atleta de alto rendimento na modalidade esportiva, sendo a primeira na história do judô brasileiro, entre homens e mulheres, a ser campeã olímpica e mundial, já que ganhou a edição do Mundial em 2013, também disputado no Rio de Janeiro.

Nascida na comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, a judoca é um dos talentos que vêm sendo lapidados pelo Instituto, idealizado pelo medalhista olímpico Flávio Canto. A organização promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação com crianças de cinco comunidades do Rio (Rocinha, Cidade de Deus, Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro). Desde 2003, quando foi criado, o Reação já beneficiou mais de mil crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos.

Para Flávio Canto, o projeto ajuda a formar faixas pretas, dentro e fora do tatame, e o apoio de empresas privadas como a Vale é fundamental para expansão e fortalecimento da iniciativa. “Agradeço à Vale pela parceria, que já existe há alguns anos, e por acreditar no esporte. Rafaela Silva foi a primeira de muitas atletas que chegarão nas Olimpíadas”, destaca.?

Metodologia de sucesso?

Instalado no Complexo Olímpico de Deodoro (um dos polos de treinamento do Reação), o Centro de Treinamento de Deodoro (CTDeo) utiliza a metodologia do Programa Brasil Vale Ouro. A unidade foi concebida pela Fundação Vale e atende a alunos de judô desde 2010, recebendo recursos da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da própria Fundação Vale. Periodicamente, o Reação realiza treinos com mais de 100 atletas, incluindo aqueles que são do Brasil Vale Ouro, em rodízio pelos centros de treinamento.

Além da prática esportiva, o Brasil Vale Ouro promove no CTDeo ações sociais nas áreas de educação (incluindo acompanhamento do desempenho escolar e participação dos alunos em eventos culturais); saúde (supervisão de nutricionista e fisioterapeuta); Bolsa Atleta; e assistência social (oficinas de convivência e cidadania e encontros com as famílias). O CTDeo também está alinhado ao movimento nacional de apoio ao esporte e construção do legado social dos Jogos Olímpicos de 2016.

Programa Brasil Vale Ouro

Baseado em metodologia criada pela Fundação Vale, o programa destina-se a ensinar práticas esportivas a jovens na faixa de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A proposta é promover as habilidades físicas, intelectuais e emocionais dos participantes, bem como ensinar valores essenciais para a sua formação como atletas e cidadãos.

Realizado há sete anos, o programa é focado nas modalidades de judô, natação, futebol e atletismo. Suas atividades são desenvolvidas no CTDeo e nas Estações Conhecimento, núcleos de aprendizado instalados nos municípios de Serra (ES), Brumadinho (MG), Arari (MA), Marabá e Tucumã (PA) – também concebidos pela Fundação Vale. Saiba mais sobre o Programa Brasil Vale Ouro.

Clique aqui e confira mais informações sobre o trabalho da Fundação Vale


Fonte: Assessoria de Comunicação Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras