Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Oficina de brinquedos sustentáveis vai animar viagem do Trem de Passageiros da Ferrovia Vitória a Minas

Oficina de brinquedos sustentáveis vai animar viagem do Trem de Passageiros da Ferrovia Vitória a Minas
Gratuita, atividade marca fim do período de férias escolares e será realizada no Vagão Cultural nesta sexta (27/1) e no sábado (28/1)
  
A viagem no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) será ainda mais divertida nesta sexta e no sábado, dias 27 e 28 de janeiro. Para marcar o fim do período de férias escolares, a Vale vai promover a oficina sustentável de brinquedos a partir do uso de materiais recicláveis, como bilboquê, vai-e-vem e jogo da velha. Na sexta, dia 27/1, a atividade será realizada no trem que parte de Belo Horizonte com destino ao Espírito Santo. Já no sábado, dia 28/1, serão contemplados os passageiros que estivem viajando do litoral capixaba rumo à capital mineira.

A produção dos brinquedos será coordenada por empregados da Vale em parceria com a empresa "Bicho do Mato", que atua na área de educação ambiental. Estão previstas quatro turmas da atividade, tanto no trem que faz o sentido ES X MG, quanto na composição que viaja no sentido contrário (MG X ES). Cada uma terá capacidade para até 40  pessoas. As atividades serão gratuitas e fazem parte do Programa de Educação da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
 
Passageiros poderão participar de oficinas sustentáveis no Vagão Cultural nesta sexta (27/1) e sábado (28/1)

Trem de Passageiros da EFVM e Vagão Cultural

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Para ampliar as opções de lazer e entretenimento para os usuários do Trem de Passageiros, em abril de 2016 a Vale colocou em operação o Vagão Cultural, um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço dedicado à realização de atividades culturais, ambientais e relacionadas à saúde, entre outras, durante a viagem. A ideia é que o Vagão Cultural seja acoplado ao Trem de Passageiros da EFVM em ocasiões específicas e datas comemorativas e que funcione como mais um atrativo para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Iniciativas como apresentações musicais e teatrais no estilo "pocket" voltadas a valorizar a arte e a cultura e a proporcionar a interação dos passageiros que estiverem embarcados, oficinas de educação ambiental, campanhas de segurança ferroviária e ações relacionadas à saúde - como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e campanha de combate ao fumo, entre outros - são algumas das atrações que devem ganhar os trilhos da Vitória a Minas a bordo do Vagão Cultural.

Recentemente, a empresa também disponibilizou internet wi-fi e conteúdo de entretenimento off-line gratuitos a bordo dos carros de passageiros para oferecer ainda mais conforto e diversão para as pessoas que utilizam o transporte ferroviário. Ao abrir o ambiente virtual, o usuário acessa um espaço personalizado e amigável, com filmes e shows de sua preferência, sem a necessidade de conexão, nem de instalação de softwares adicionais ou aplicativos.

Cada passageiro tem a liberdade de acessar o conteúdo que quiser, direto do seu aparelho. Isso o possibilita de retroceder ou avançar uma mídia, sem interferir na programação dos demais. O servidor instalado tem compatibilidade com os principais sistemas operacionais como IOS, Android e Windows, encontrados em diferentes dispositivos como celulares, tablets e notebooks. Mas, em alguns pontos ao longo da ferrovia, a regularidade do serviço dependerá da disponibilidade de sinal das operadoras de telefonia móvel.

O sistema inclui um modem de alta sensibilidade e alcance, com antena externa e filtro para falsos sinais. Como o veículo geralmente está em movimento, a troca de torres é constante, mas isso é feito de forma rápida e imperceptível, garantindo internet com qualidade de cobertura 3G e 4G ao longo do trecho.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras