Loading...

Notícia

Publicado: 12/04/2017 00:00h

Herbário de Carajás integra rede internacional

Herbário de Carajás integra rede internacional

Informações sobre flora da região estão disponíveis no Index Herbariorum (IH)

O município de Parauapebas, no sudeste do Pará, também está na rota da produção científica mundial. Desde o início deste ano, o Herbário de Carajás (HCJS), criado e mantido pela Vale, está registado junto ao Index Herbariorum (IH), instituição que atua como certificador da seriedade das coleções científicas, gerenciado pelo The New York Botanical Garden (Jardim Botânico de Nova York) e passa agora também a ser fonte de referência e consulta internacional sobre flora.

Segundo o analista ambiental e curador do HCJS, Lourival Tyski, "um herbário tem como função primordial documentar pesquisas botânicas". O Herbário de Carajás, que está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, na área do Parque Zoobotânico Vale (PZV), conta com um acervo de cerca de cinco mil registros de plantas agrupadas em 163 famílias. "A partir da inclusão, nós ingressamos na rede internacional de herbários e também poderemos ser consultados como fontes para pesquisas sobre a flora da região de Carajás", explica Tyski.
 
Ainda de acordo com o curador, a contribuição do herbário vai além das pesquisas científicas. "O registro no Index Herbariorum reforça, perante a comunidade científica, o compromisso da Vale com a preservação do meio ambiente e mostra a preocupação da empresa em contribuir e proporcionar um legado para a região. Nosso acervo é mantido ad aeternum (para todo o sempre) e está disponível para consultas", conclui.?

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras