Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Grupo Giramundo apresenta teatro de bonecos móvel pela primeira vez em Vitória

Grupo Giramundo apresenta teatro de bonecos móvel pela primeira vez em Vitória

O grupo Giramundo, o mais importante grupo de teatro de bonecos do Brasil, apresenta pela primeira vez o projeto Teatro Móvel em Vitória este mês. Patrocinado pela Vale, o projeto vai apresentar a peça "O Carnaval dos Animais" no próximo domingo, dia 15, às 19h, na Praça dos Namorados, também como parte das comemorações do aniversário de Vitória.  

Além do encanto proporcionado pelos bonecos, toda a trilha da peça será executada ao vivo pela Orquestra da Escola de Música de Nova Lima, Minas Gerais, entidade apoiada pela Vale e que vem fazendo apresentações especiais junto com o Giramundo.  

Em "O Carnaval dos Animais", o grupo utiliza a requintada técnica de animação de marionetes a fio. Estará no palco a maior coleção de marionetes a fio reunida em uma peça do repertório do Giramundo. O enredo aborda a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta. Ele convida todos os animais, no entanto, inexplicavelmente, proíbe a entrada de animais de boca grande. A decisão gera conflito com alguns bichos que, revoltados usam artifícios e expedientes para participarem da confraternização, causando enorme alvoroço. A peça foi inspirada na obra composta pelo francês Charles Camille de Saint-Saëns no século XIX.  

O projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem o apoio da Prefeitura de Vitória.  

Teatro Móvel Giramundo  

A apresentação do Giramundo em Vitória faz parte do projeto Teatro Móvel Giramundo, apoiado pela Vale desde 2004 e que este ano está percorrendo 22 municípios brasileiros.  

O Teatro Móvel é um programa de circulação de espetáculos, oficinas e exposições ligadas ao teatro de bonecos. Seu principal objetivo é a educação pelo entretenimento e o contato com comunidades fora do circuito cultural das grandes cidades. Os espetáculos usam como palco um caminhão com carroceria adaptada que permite apresentações de grande qualidade técnica mesmo em regiões sem infraestrutura para eventos deste gênero.  

Outro ponto importante do Teatro Móvel é a possibilidade de remontar espetáculos do repertório do grupo. Já foram reencenadas seis peças: "Um Baú de Fundo Fundo", "A Bela Adormecida", "O Carnaval dos Animais", "Auto das Pastorinhas", "Giz" e "Pedro e o Lobo". O processo permite a restauração de bonecos, de figurinos e de estruturas cênicas, além de atualizações e inclusões de técnicas.  

Giramundo

O Giramundo é um dos poucos grupos brasileiros dedicados exclusivamente ao Teatro de Bonecos. Fundado em 1970 por três artistas plásticos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e tendo Álvaro Apocalypse como diretor. Desde então, dedicou-se à pesquisa, preservação e produção do Teatro de Bonecos em suas mais variadas formas. Desse modo, acumulou como resultado de seu trabalho ininterrupto a maior coleção privada de marionetes das Américas, somando aproximadamente 850 bonecos.  

A formação acadêmica e plástica de seus fundadores imprimiu ao grupo um rigor metodológico na implantação de seus projetos por um lado, e um refinado cuidado na construção e acabamento de seus bonecos, por outro. Estas características, unidas ao interesse claro pela cultura brasileira como tema central de sua dramaturgia, trouxeram reconhecimento nacional ao grupo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro. Com a contribuição do Giramundo, o Teatro de Bonecos do Brasil supera a condição de teatro exclusivamente infantil para ganhar formas e temas adultos, dialogando com questões formais, estéticas e políticas complexas.  

Os projetos especiais do Giramundo contemplam ainda produções em cinema e vídeo, edição de livros, criação de espetáculos educativos, produção de cds musicais e cd rom, pesquisas para a produção de teatros populares de baixo custo e desenvolvimento de palcos móveis capazes de circular pelo Brasil. Todas estas atividades visam a ampliar o raio de atuação do Teatro de Bonecos como linguagem educativa e sensibilizadora e garantir ao grupo condição de auto-sustentabilidade.  

Serviço:
O que: Espetáculo 
"O carnaval dos animais", Grupo Giramundo
Quando: domingo, 15 de setembro, às 19h
Onde: Praça dos Namorados, Praia do Canto, Vitória.
Evento gratuito


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras