Loading...

Notícia

Publicado: 13/06/2017 00:00h

Carnaval - Vale realiza campanha de segurança ferroviária na Ferrovia Vitória a Minas

Carnaval - Vale realiza campanha de segurança ferroviária na Ferrovia Vitória a Minas

A partir de hoje, dia 20 de fevereiro, até sexta-feira (24/2), a Vale irá realizar mais uma edição da campanha educativa de segurança ferroviária ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea, em especial no período do Carnaval, quando há um fluxo maior de pedestres, ciclistas, motocicletas e condutores de automóveis nesses locais.

Dentre as ações que serão realizadas ao longo do trecho está a distribuição de panfletos educativos com informações sobre segurança ferroviária. Além de passar orientações importantes sobre os cuidados que devem ser adotadas nas proximidades da linha férrea, o material também poderá ser utilizado como um adereço carnavalesco para brincar durante as festividades de Momo. Temas como travessia irregular de pessoas e de veículos sobre a linha, além dos  riscos envolvidos no apedrejamentos de trens, por exemplo, serão o foco das sensibilizações junto ao público.

A ação será realizada em diferentes municípios vizinhos à Ferrovia Vitória a Minas, tanto no Espírito Santo, quanto em Minas Gerais. Além de contemplar abordagens a pedestres, motoristas e motociclistas nas passagens em nível - que são os locais onde há cruzamento entre a linha férrea e as vias tradicionais -, as ações da campanha também vão ocorrer nas estações ferroviárias da EFVM, no Trem de Passageiros e no Vagão Cultural. A expectativa é que a iniciativa atinja aproximadamente 10 mil pessoas, entre turistas e moradores de áreas próximas à linha férrea em ambos os estados. Ao todo, 21 cidades ao longo da Vitória a Minas serão contempladas pela campanha.

http://saladeimprensa.vale.com/PublishingImages/Arquivos_links/2017/unidos%20da%20ferrovia/unidos%20da%20ferrovia.mp4

Trem de Passageiros e Vagão Cultural 

Além de percorrer diferentes pontos da linha férrea, a campanha de segurança embarcará também no Trem de Passageiros. No dia 23, a viagem do trem que faz o percurso entre as estações Central de Belo Horizonte e Pedro Nolasco (Cariacica/ES) será animada pela participação de músicos profissionais, que tocarão marchinhas de carnaval ao longo do percurso. Já no dia seguinte (24/2), a atividade será realizada na composição que viaja entre Cariacica e a capital mineira . A campanha também irá envolver a realização de uma oficina de percurssão no Vagão Cultural durante a viagem do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Na atividade, além de produzirem um instrumento musical utilizando materiais reciclados, os participantes também poderão aprender a tocá-lo, ensaiando alguns acordes carnavalescos.
 
Realizada anualmente pela Vale como forma de reforçar o comportamento seguro nas proximidades da linha férrea, a campanha de segurança ferroviária ocorrerá em pontos específicos de diferentes municípios ao longo da Ferrovia Vitória a Minas. No Espírito Santo, a ação será realizada em Colatina, Cariacica, Fundão, Ibiraçu e Baixo Guandu.  Já em Minas Gerais, serão contempladas as cidades de de Ipatinga, Itabira, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, Governador Valadares, Tumiritinga, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Nova Era, João Monlevade, Aimorés, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Conselheiro Pena e Resplendor. Cabe destacar que a  escolha das cidades nas quais a campanha será realizada foi feita a partir de levantamento realizado pela Vale sobre os pontos ao longo da ferrovia onde há maior circulação de pessoas e veículos.

Dicas de segurança
- Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha de trem;
- Não estacione perto da linha de trem;
- Não pegue carona no trem;
- Não pule entre os vagões mesmo se ele estiver parado;
- Não brinque e nem descanse na linha férrea;
- Não jogue pedra, ou qualquer outro objeto, no trem;
- Não descarte lixo na ferrovia;
- Cuidado com redes de alta tensão próximas às linhas de trem;
- Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue Alô Ferrovias 0800 285 7000.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros. Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente. Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano. Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras