Loading...

Notícia

Publicado: 17/05/2017 00:00h

As 10 palavras mais curiosas da mineração

As 10 palavras mais curiosas da mineração

Não é só de termos técnicos e difíceis que é composto o dicionário da mineração. Nele, há também palavras simples e um tanto curiosas, usadas no dia a dia de quem está lá, naquelas regiões remotas, trabalhando nas operações. Veja abaixo alguns desses vocábulos:

1Pelotas

Não, não é aquela cidade que fica no Rio Grande do Sul. Na mineração, pelotas são bolinhas de minério de ferro, matéria-prima essencial para fabricação de aço, utilizado em pontes, carros, aviões, bicicletas, eletrodomésticos e muito mais. Aliás, a Vale é a maior produtora mundial de pelotas.

2Truckless

E não é que o dicionário da mineração é praticamente uma aula de inglês? Tanto que alguns termos técnicos utilizados na área nem são traduzidos. É o caso do Truckless, sistema que substitui os caminhões, usados para transportar minério de ferro da mina para a usina, por modernas correias transportadoras. Uma solução sustentável, que vai reduzir em cerca de 70% o consumo de diesel.

3Gaveta

A gaveta que usamos para guardar roupas ou outros acessórios nada tem a ver com a usada na mineração. Mas a finalidade é a mesma: armazenamento. Trata-se de uma subida curta ou abertura que serve para armazenar o minério vindo de uma escavação subterrânea.

4Pulmão

Enquanto no corpo humano o pulmão tem a função de absorver o oxigênio, na mineração ele serve como reserva estratégica para alimentação de um processo quando ocorre interrupção na etapa anterior.

5Gaiola

Seria a gaiola uma jaula usada para manter algo preso durante a extração de minérios? Nada disso! Na atividade de extração de minérios, a gaiola é uma estrutura semelhante a um elevador, usada para transporte de pessoal em poços de minas subterrâneas.

6Ponte

Sabemos que ponte é qualquer estrutura que liga dois pontos entre si. Mas, na mineração, ela tem uma utilidade inversa a essa. A ponte ou arco é um conjunto de fragmentos ou pedaços de rocha que obstrui (e não une!) a passagem em escavações com fluxo por gravidade. Curioso, não?

7Mergulho

Na mineração, a palavra mergulho não foge muito à prática de submergir. Para extrair os minérios, é preciso fazer uma perfuração no solo (chamado, nesse caso, de camada geológica). Mergulho é o maior ângulo de inclinação da camada geológica ou de minério com o plano horizontal.

8Strike

Se existe uma palavra usada em vários campos é o Strike. Tem Strike no boliche, no beisebol e até no Youtube. Na mineração, ele tem um significado totalmente diferente. Nada mais é que o curso ou direção do afloramento (surgimento imediato) de um leito (que pode ser uma camada de areia, de pedras etc) inclinado na superfície. Ou seja, é a direção ou rumo de uma linha horizontal perpendicular à direção do mergulho.

9Blendagem

Está aí uma palavra ‘aportuguesada’. Vem do verbo inglês blend, que significa misturar. Na extração de minérios, geralmente é utilizado o processo de blendagem, ou seja, a mistura de substâncias para a criação de produtos uniformes.

10Beneficiamento

Você sabia que as propriedades químicas e físicas de um minério podem ser melhoradas para que ele se torne mais valioso e lucrativo? O beneficiamento nada mais é que esse processo de recuperação.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras