Loading...

Notícia

Publicado: 16/01/2017 17:36h

Samarco apresenta proposta de recuperação ambiental de Fundão

Samarco apresenta proposta de recuperação ambiental de Fundão
A Samarco protocolou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de Fundão, localizado no Complexo Minerário de Germano, em Mariana. O documento propõe diretrizes baseadas em estudos geotécnicos para recuperação ambiental do local, incluindo a estabilização definitiva das encostas, das estruturas e dos rejeitos remanescentes, além de contemplar a revegetação da área. As ações previstas no PRAD só serão iniciadas após análise e aprovação da Semad.

A proposta apresentada pela Samarco no PRAD consiste na utilização de material arenoso estabilizando a área e criando uma superfície regular e segura, que permitirá o acesso para as ações de revegetação.

Todas as estruturas existentes no Complexo de Germano da Samarco estão estáveis. Entretanto, há 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos remanescentes em Fundão que precisam ser estabilizados definitivamente. Nesse contexto, o preenchimento com material arenoso e posterior revegetação foi considerado pela Samarco a forma mais eficiente para viabilizar a recuperação ambiental da área.

Caso o PRAD seja aprovado, o material arenoso será contido dentro de Fundão pelo dique Eixo 1, que será construído com metodologia adequada, como solo compactado, por exemplo. A estrutura não utilizará a mesma tecnologia de construção da antiga barragem de Fundão, de alteamento a montante com uso de rejeitos.

O PRAD de Fundão foi elaborado pela Amplo Engenharia e Gestão de Projetos, especializada na elaboração de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas. A empresa tem sólida experiência em projetos na indústria da mineração. Os estudos geotécnicos foram realizados pela BVP Engenharia.

Cabe destacar que a solução apresentada no PRAD não caracteriza a utilização de Fundão como barragem. A empresa está apresentando soluções alternativas para disposição de rejeitos dentro dos processos de licenciamento da Cava de Alegria Sul e do licenciamento operacional corretivo (LOC) do Complexo de Germano.

Fonte: Assessoria de Comunicação Samarco
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras