Loading...

Notícia

Publicado: 16/05/2017 23:03h

Rejeito da Samarco é aplicado na primeira fazenda urbana da América Latina

Rejeito da Samarco é aplicado na primeira fazenda urbana da América Latina

Há mais de 10 anos, a Samarco busca alternativas para o uso dos rejeitos da mineração. Dentre os estudos está a possibilidade de uso do material para fabricação de blocos intertravados para pavimentação e coloração da madeira plástica. Esses produtos podem ser vistos a partir desta sexta-feira, dia 12, no projeto BeGreen, primeira fazenda urbana da América Latina desenvolvida em Belo Horizonte (MG), do qual a Samarco é parceira.

Por meio da parceria estabelecida, a Samarco forneceu rejeito arenoso e lama para os produtos que foram utilizados na fabricação de blocos intertravados para pavimentação do espaço e do mobiliário. Para a produção de blocos intertravados, usados no piso da fazenda, foi utilizado rejeito arenoso da Samarco. “Está provada tecnicamente a viabilidade do uso do rejeito arenoso em substituição à parte do volume de areia na produção destes blocos, que trazem a mesma segurança e durabilidade de um bloco feito com areia e brita. Além de ser mais ecológico”, afirma José Eli Goulart, gerente técnico comercial da Uni-Stein, empresa responsável pela fabricação dos blocos usados na pavimentação da fazenda da BeGreen.

A Samarco também forneceu lama para a produção de madeiras plásticas, usadas na fabricação de decks, mesas e cadeiras para o espaço.  A lama é usada como pigmento que, por ser inorgânico, é considerado mais durável para dar coloração às madeiras produzidas com aparas de plástico e fibras vegetais. As peças foram fabricadas pela empresa Ecoblock, que, como a Uni-Stein, participa desta iniciativa com a Samarco.

A BeGreen

Em 2017, a Samarco firmou parceria com a BeGreen, a primeira fazenda urbana da América Latina localizada no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte. É um espaço para a produção de hortaliças sem agrotóxicos com um sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes.

A sustentabilidade também faz parte da construção do espaço. Todo o projeto urbanístico da fazenda foi concebido com a premissa de utilização de materiais recicláveis, desde a pavimentação do piso, concepção das instalações elétricas até o mobiliário do local.

Estudos

Os estudos de aproveitamento de rejeito desenvolvidos pela Samarco são desenvolvidos em parceria com empresas e universidades, como o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Em 2013, uma área de 2 mil m² no município de Guarapari (ES) foi pavimentada com blocos intertravados similares aos do espaço da BeGreen. A Samarco também já utilizou o mesmo tipo de bloco na reconstrução da cidade de Barra Longa (MG), fabricados com o sedimento retirado da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga).

Daqui em diante, o objetivo é continuar no desenvolvimento e consolidação de novas tecnologias que visem aproveitar os resíduos e rejeitos da empresa, inclusive no desenvolvimento de negócios e na concepção de outros produtos.

Conheça mais sobre a parceria entre Samarco e a BeGreen no vídeo: https://youtu.be/VAWAE3-5wTQ


Fonte: Assessoria de Imprensa Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras