Notícias - Samarco

Publicado 10/12/2016

Entenda a importância da Cava de Alegria Sul

Entenda a importância da Cava de Alegria Sul
 

A Samarco está propondo um novo sistema de disposição de rejeitos utilizando a Cava de Alegria Sul, em processo de licenciamento ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). Esse é um dos passos do planejamento operacional da Empresa.

A Cava de Alegria Sul é uma alternativa temporária e que permitirá a disposição de rejeitos em um futuro retorno das operações com 60% da capacidade produtiva. A área era utilizada para a extração do minério de ferro. A Cava não possui conexão física com a área de barragens do Complexo de Germano, do qual fazia parte a barragem de Fundão, onde ocorreu o rompimento.

Além de utilizar uma cavidade já existente no solo, a estrutura contará ainda com um dique feito em solo compactado, técnica construtiva das usinas hidrelétricas para armazenamento de água, resultando em uma capacidade de armazenamento de 17 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Isso garantirá um horizonte de cerca de dois anos para as operações da Samarco.

A disposição de rejeitos na Cava tem a anuência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

A Empresa já estuda alternativas após o esgotamento da Cava de Alegria Sul como depósito de rejeitos. As opções em análise contemplam estruturas disponíveis e já ambientalmente impactadas na região do Complexo de Germano e novas tecnologias de tratamento do rejeito.

Audiências Públicas:

Para que a Samarco use a cava de Alegria do Sul como depósito, será necessária a autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). O órgão realizará audiências públicas nos dias 14 e 15 de dezembro em Ouro Preto e Mariana para a Samarco apresentar o projeto à sociedade e abrir para a escuta. Confira a programação:

Ouro Preto:
Data: 14/12/16 (quarta-feira)
Hora: 18h30
Local: Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto: R. Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar – Ouro Preto.

Mariana:
15/12/16 (quinta-feira)
Hora: 18h30
Local: Arena Mariana: R. do Contorno, 454, Centro – Mariana. Em frente à Policlínica Municipal.



Fonte: Assessoria de Imprensa Samarco