Samarco

Samarco

Licenciamento Operacional Corretivo da Samarco pode atrasar

Após o rompimento de Fundão, as atividades do Complexo de Germano foram embargadas e, em outubro de 2016, as licenças ambientais da unidade foram suspensas. Para que as operações sejam retomadas, a Samarco se dedicou à elaboração de estudos ambientais que comprovem a viabilidade de suas atividades.…

Publicado: 13/04/17

Samarco e Fundação Renova firmam acordo com justiça mineira

Termo visa agilizar pagamento de indenizações por interrupção no abastecimento de água   Na terça-feira, 28 de março, a Samarco e a Fundação Renova assinaram um termo de colaboração com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para dar a adequada resolução de conflitos relacionados…

Publicado: 13/04/17

Estudo mostra impacto da paralisação da Samarco na economia

Com as operações paralisadas desde novembro de 2015, a Samarco foi tema de estudo realizado pela Tendências Consultoria Integrada, empresa especializada, contratada pela BHP Billiton, em análises econômicas, financeiras e políticas.   O estudo desenvolvido estima impactos diretos e indiretos…

Publicado: 13/04/17

Samarco conclui obras do sistema de contenção de rejeitos

A Samarco concluiu recentemente as obras do sistema de contenção de rejeitos em Mariana (MG), elevando em aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos a capacidade de retenção de sedimentos remanescentes do rompimento da barragem de Fundão. As últimas estruturas concluídas foram a barragem de…

Publicado: 06/02/17

Samarco busca autorizações para dar continuidade aos negócios

O novo sistema de disposição de rejeitos utilizando a cava de Alegria Sul, proposto em processo de licenciamento junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), é um dos passos do planejamento operacional da Samarco. Localizada em Ouro Preto…

Publicado: 20/01/17

Samarco apresenta proposta de recuperação ambiental de Fundão

A Samarco protocolou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de Fundão, localizado no Complexo Minerário de Germano, em Mariana. O documento propõe diretrizes baseadas em estudos geotécnicos para recuperação…

Publicado: 16/01/17

Entenda a importância da Cava de Alegria Sul

  A Samarco está propondo um novo sistema de disposição de rejeitos utilizando a Cava de Alegria Sul, em processo de licenciamento ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). Esse é um dos passos do planejamento operacional da Empresa.…

Publicado: 10/12/16

Samarco finaliza obras urbanas da Barra Longa

Outros programas e ações de reparação continuam em andamento Área urbana mais atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, Barra Longa (MG), município da região da Zona da Mata, a 60 quilômetros de Mariana, contabiliza cerca de 90% das obras de reparação e reconstrução da cidade já…

Publicado: 24/11/16

Dique S4 completa o sistema principal de contenção de rejeitos

Obras do S4 estão em andamento. Estruturas permanecem estáveis e empresa trabalha para ampliar a capacidade de retenção de sedimentos dentro das metas previstas A Samarco começou no dia 22 de setembro a construção do dique S4, que integra o sistema emergencial de retenção de sedimentos no Complexo…

Publicado: 24/11/16

Reassentamento das comunidades

Os moradores de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, distritos de Mariana e Barra Longa respectivamente, impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, já sabem onde serão reconstruídas as comunidades. O processo foi acompanhado pelas famílias, que participaram das escolhas. As famílias…

Publicado: 24/11/16

Balanço das ações da Samarco

Empresa iniciou ações de reparação e recuperação, mas ainda há muito a ser feito; Samarco utilizou experiência como base para aprendizado Desde o rompimento da barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, a Samarco tem feito esforços para reparar e remediar os danos causados. Foram adotadas…

Publicado: 24/11/16

Samarco amplia benefícios para empregados e ex-empregados

Acordo foi firmado, na noite de ontem, em audiência na Justiça do Trabalho A Samarco firmou acordo na Vara do Trabalho de Ouro Preto, durante audiência de conciliação realizada na quinta-feira (17/11) para ampliar os benefícios concedidos no acordo para redução de 40% do quadro de pessoal. O…

Publicado: 18/11/16

Escritórios do Programa de Indenização Mediada estão prontos para funcionar

A partir deste mês, os escritórios do Programa de Indenização Mediada(PIM) estarão disponíveis para realização das reuniões de mediação com os impactados. Os atendimentos serão previamente agendados pelo telefone 0800 031 2303 e acompanhadas por uma equipe de mediadores. Em Minas Gerais,…

Publicado: 18/10/16

Conheça o Plano de Recuperação Ambiental Integrado (PRAI)

A partir do rompimento da barragem, a Samarco realizou diversos esforços para remediar e mitigar a extensão dos impactos. Na fase emergencial, o foco das ações foi a assistência humanitária e a remediação dos impactos ambientais. Passada a fase emergencial da crise, do ponto de vista ambiental,…

Publicado: 21/09/16

Decreto do Governo Estadual viabiliza obras do Dique S4

O Governo de Minas Gerais publicou nesta quarta-feira, 21/9, Decreto NE no 500, que viabiliza o início das obras de construção do dique S4 da Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. O S4 integra o sistema emergencial de retenção de sedimentos composto pelos diques S1, S2 e S3,…

Publicado: 21/09/16

Famílias de Paracatu de Baixo elegem terreno de Lucila para reconstrução de distrito

Representantes de 103 famílias de Paracatu de Baixo (distrito de Mariana) elegeram neste sábado, dia 3, o novo local para a reconstrução do distrito impactado pelo rompimento da barragem de Fundão. Com 65% dos votos válidos, a área denominada de Lucila foi a escolhida. A área possui 84,8 hectares…

Publicado: 06/09/16

Samarco e acionistas apresentam resultado da investigação externa sobre o rompimento da barragem de Fundão

Samarco, Vale e BHP Billiton apresentaram para a imprensa nesta segunda-feira, 29 de agosto, o resultado da investigação externa sobre o rompimento da barragem de Fundão. O trabalho foi conduzido por um painel de especialistas constituído pela Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP. Participaram…

Publicado: 29/08/16